Academia de Excelência Operacional

Sobre a Academia

Academia Einstein de Excelencia Operacional. Imagem Ilustrativa.

A Academia Einstein de Excelência Operacional foi criada em 2016, com o objetivo de contribuir com um dos pilares estratégicos da Instituição que é disseminação do conhecimento do Einstein para outras Instituições do Brasil e da América Latina. Nosso principal objetivo é disseminar a cultura de melhoria contínua e gestão por processos na área da saúde, tendo como referência a experiência acumulada ao longo da implantação e expansão do Programa Einstein de Excelência Operacional, iniciado em 2008.

A metodologia adotada pela Instituição foi o Lean Six Sigma, que tem como objetivo eliminar o que não tem valor para o cliente, garantindo agilidade aos processos e utilização de ferramentas estatísticas para redução de defeitos e maior previsibilidade para a gestão dos processos.

Equipe formada por profissionais capacitados na metodologia Lean Six Sigma e com ampla experiência na área da saúde, que vivenciam o dia a dia operacional de diferentes processos de cunho assistencial e administrativo, a Academia é fonte de conhecimento e melhores práticas neste segmento.

Além da vivência operacional dos processos de um dos maiores hospitais de alta complexidade da América Latina, os consultores da Academia atuam em cursos de atualização (presencial e a distância), pós-graduações e projetos de consultoria voltados à melhoria contínua de processos em outras instituições de saúde tanto privadas quanto públicas, com realidades distintas quanto à cultura, desafios e recursos disponíveis.

A Academia Einstein de Excelência Operacional oferece um portfólio de produtos e serviços nas áreas de Ensino e Consultoria para o processo de transformação operacional e cultural das instituições de saúde. Conheça nosso portfólio.

Benefícios

Henrique Sutton de Sousa Neves

Os projetos Lean Six Sigma permitem o empoderamento das pessoas que estão na "linha de frente", para que possam refletir e propor mudanças em processos que estão sob suas responsabilidades.

Henrique Sutton de Sousa NevesDiretor Geral da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein e Champion do Programa Einstein de Excelência Operacional.

Confira outros benefícios e contribuições da metodologia Lean Six Sigma para a Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein:

  • Favorece o engajamento dos colaboradores em todos os níveis da Organização, bem como o cuidado em avaliar e acompanhar os resultados após a implantação das melhorias
  • Beneficia o aprimoramento no uso dos recursos existentes e o aumento da qualidade e satisfação dos pacientes com os serviços prestados
  • Impacta positivamente na capacitação e desenvolvimento de pessoas na Instituição
  • Melhora a capacidade de execução e implementação de planos de ação

História Excelência HIAE

Lean Six Sigma - Programa e Academia Einstein de Excelência Operacional

Iniciado em Outubro de 2008, o Programa visa aprimorar a cultura de melhoria contínua e gestão por processos, engajando os colaboradores, em todos os níveis da Instituição, na concepção e execução de projetos, com base em uma metodologia estruturada para resolução de problemas (Lean Six Sigma - DMAIC)

Linha do Tempo

2009 - 2010

Criação do Programa

Einstein de Excelência Operacional

1ª e 2ª Onda - Lean Belt

1ª Onda - Green Belt

2011 - 2012

Mais de 300 projetos iniciados

Prêmio Melhor Programa de Excelência Operacional da América Latina

International Quality & Productivity Center

1º Onda Lean Belt

Hospital Municipal Moyses Deustch

2013 - 2014

Desenvolvimento de projetos Lean Six Sigma com a Secretaria Municipal de Saúde - SP

1º Onda Black Belt - Part Time

2015 - 2016

Mais de 500 projetos iniciados

Criação da Academia Einstein de Excelência Operacional

Ensino e Consultoria

I Simpósio Internacional

Gestão de Projetos, Processos e Inovação

2017 - 2018

1ª Onda Lean Belt

Hospital Municipal Vila Santa Catarina

II Simpósio Internacional

Gestão de Projetos, Processos e Inovação

2019 - 2020

10 anos do Programa Einstein de Excelência Operacional

Expansão da Academia Einstein de Excelência Operacional

Mais de 1.000 projetos Iniciados

Mais de 8.000 colaboradores envolvidos em projetos Lean Six Sigma ao longo do histórico do Programa

III Simpósio Internacional Gestão de Projetos, Processos e Inovação

Produtos

Pós-Graduação

Excelência Operacional (Próximas Turmas)

O curso de Pós-graduação em Gestão e Excelência Operacional na Área da Saúde foi elaborado para capacitar profissionais na aplicação de metodologias e ferramentas de gestão para o desenvolvimento de iniciativas assistenciais e administrativas com foco em qualidade, segurança e experiência do paciente, de modo a contribuir na redução de desperdícios e custos em hospitais, clínicas, laboratórios, operadoras de saúde ou indústria farmacêutica. ...

Nossos objetivos

  • Compreender a metodologia Lean Six Sigma para melhoria de processos
  • Aplicar, na prática, os conceitos e ferramentas quantitativas e qualitativas para solução de problemas reais de suas respectivas empresas e/ou instituições
  • Liderar os projetos de melhoria de processos
  • Atuar como agente de mudança e disseminador dos conceitos de excelência operacional em suas respectivas empresas.

Nossos diferenciais

  • 1º Curso de Gestão e Excelência Operacional na Área da Saúde da América Latina
  • Curso baseado em casos práticos para troca de experiências e discussões entre alunos
  • Visitas técnicas em Centro Cirúrgico, Programa Fluxo do Paciente, Garantia da Receita, dentre outros
  • Aplicação da metodologia Lean Six Sigma no Centro de Simulação Realística
  • Corpo docente composto por profissionais com ampla experiência de mercado no segmento da saúde incluindo Master Black Belts, Black Belts e Green Belts
  • Abrangência nacional em mais de quinze estados do Brasil
  • Projetos aplicados e desenvolvidos em instituições da saúde
  • Instituição responsável pelo curso com mais de 1.000 projetos Lean, Green e Black Belt realizados
  • Certificação Green Belt ao término do projeto aplicado utilizando a metodologia Lean Six Sigma
  • Possibilidade de desenvolvimento do projeto de conclusão de curso utilizando a metodologia Lean Six Sigma com acompanhamento de um orientador com experiência em iniciativas de excelência operacional na área da saúde
  • Possibilidade de extensão do conhecimento nas ferramentas de Lean Six Sigma após a finalização da pós através realização do curso Black Belt upgrade

Cursos de Atualização

Certificações e Serviços

Lean, Green e Black Belt (Certificações Próprias)

As certificações em Lean Belt, Green Belt e Black Black são destinadas às pessoas que possuem treinamento teórico sobre os temas e pretendem realizar um projeto utilizando a metodologia. É uma capacitação na metodologia que certifica o aluno quanto à teoria e à prática, e não apenas uma certificação de realização de treinamento. ...

Para certificação em Lean Belt, Green Belt e Black Belt, o aluno terá que:

  • Apresentar um certificado de realização do treinamento Lean Belt, Green Belt ou Black Belt, de acordo com a certificação de interesse, que poderá ter sido concluído no Einstein em outra instituição (os documentos devem comprovar as horas de treinamento)
  • Ter aprovação em uma prova teórica sobre a metodologia
  • Apresentar para a banca um projeto utilizando a metodologia e ser aprovado segundo critérios pré-estabelecidos.

Nossos objetivos

  • Certificar o conhecimento na metodologia Lean Six Sigma na prática, utilizando os conceitos e ferramentas quantitativas e qualitativas para solução de problemas reais de suas respectivas empresas e/ou instituições
  • Certificar a capacidade do candidato em liderar projetos de melhoria de processos
  • Atuar como agente de mudança e disseminador dos conceitos de excelência operacional em suas respectivas empresas.

Nossos diferenciais

  • Instituição responsável pelo curso com mais de 1.000 projetos Lean, Green e Black Belt realizados
  • Banca avaliadora composta por profissionais com ampla experiência de mercado no segmento da saúde incluindo Master Black Belts, Black Belts ou Green Belts

Implantação de Programa de Excelência Operacional

O objetivo deste serviço é apoiar instituições de saúde na implantação de um Programa Estruturado de Excelência Operacional utilizando a metodologia Lean Six Sigma. ...

A implantação é feita por profissionais com expertise na área da saúde e excelência operacional aplicada a este tipo de negócio e compreende as seguintes fases:

  • Sensibilização da Liderança
  • Identificação de Projetos
  • Capacitação de Lideres e Membros de Time de Projeto
  • Criação de um Comitê de Melhoria Contínua de Processos
  • Coaching e acompanhamento da execução dos projetos
  • Validação e divulgação de resultados
  • Estabelecimento de indicadores do Programa

Nossos objetivos

  • Aprimorar a cultura de qualidade e melhoria contínua da instituição
  • Empoderar profissionais assistenciais e administrativos para transformação dos processos nos quais estão relacionados
  • Engajar colaboradores de diferentes níveis hierárquicos e áreas para revisão contínua dos processos com objetivos comuns para aumento da performance operacional
  • Aprimorar o uso dos recursos existentes e aumentar a qualidade e a satisfação dos pacientes com os serviços prestados
  • Melhorar a capacidade de execução/ implementação de planos de ação

Diagnóstico de Processos

Realizado por profissionais com expertise na área da saúde e excelência operacional aplicada a este tipo de negócio, esse serviço visa mapear processos-chave de cunho administrativo e/ou assistencial da organização. O objetivo é identificar oportunidades de melhoria voltadas à otimização de recursos e à redução de custos com melhoria dos resultados operacionais e financeiros de uma forma geral. ...

O mapeamento e a revisão de etapas e interfaces de fluxos processuais possibilitam investigar e analisar os fatores que influenciam na eficiência operacional das organizações de saúde e, com isso, elaborar um diagnóstico situacional dos processos e principais oportunidades de melhoria. Conforme a necessidade do cliente, o diagnóstico pode contemplar a identificação dos stakeholders e seus interesses, mapeamento da cadeia de valor, elaboração de diagramas de fluxos, priorização de causas, estabelecimento de planos de melhoria e acompanhamento da implementação das ações necessárias para melhoria no desempenho e indicadores de performance.

Nossos objetivos

  • Apresentar uma visão detalhada dos processos-chave da instituição
  • Identificar gargalos e desperdícios nos processos
  • Priorizar os fatores críticos para mudança
  • Estabelecer planos de ação em parceria com as áreas envolvidas nos processos mapeados
  • Definir indicadores para monitoramento dos resultados
  • Se necessário, acompanhamento da implementação dos planos de ação

Tutoria e Mentoring

Os projetos Lean Six Sigma têm contribuído para a melhora dos resultados das empresas da área da saúde, garantindo maior segurança ao paciente e aumento da qualidade na prestação dos serviços assistenciais, além de otimizar a utilização de recursos. ...

O serviço de mentoring é um acompanhamento periódico dos projetos Lean Six Sigma, em que o líder da iniciativa tem a oportunidade de trocar experiências, tirar dúvidas e receber orientações de um profissional Black Belt com experiência na área da saúde.

Com duração aproximada de 8 meses e acompanhamento período em encontros presenciais e a distância, esse serviço oferece ao líder do projeto uma orientação personalizada, que direcionará o profissional quanto à condução das iniciativas e à aplicação da metodologia nos processos/projetos em que atua.

Corpo docente: Consultores Black Belts da equipe de Melhoria Contínua de Processos (SBIBAE).

Público-alvo: Líderes de iniciativas de melhoria contínua de processos na área da saúde.

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Eventos

Confira nossos eventos já realizados e a agenda para os próximos eventos:

Workshops

Nestes workshops abordamos temas atuais sobre a Excelência Operacional além de sanarmos todas as dúvidas que existam sobre a Pós-Graduação.

Aula Aberta (Lives)

Conheça o que é Excelência Operacional, e sua contribuição para a eficiência do sistema de saúde através de projetos de melhoria aplicados no Einstein e pelos alunos da Pós-Graduação em suas instituições.

Simpósios Internacionais

Realizado a cada 2 anos, o Simpósio visa compartilhar as melhores práticas em Gerenciamento de Projetos, Lean Six Sigma e Inovação para excelência operacional de instituições do setor por meio da apresentação de cases internos e de mercado nacional e internacional.

Dr. Sidney Klajner, Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, enquanto ministra uma palestra.
Dr. Cláudio Lottenberg, Presidente do Conselho da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, enquanto ministra uma palestra.
Vista do público na platéia durante o Simpósio Internacional.
Dr. Nelson Wolosker, Vice presidente de Pesquisa e Inovação do Hospital Israelita Albert Einstein, durante uma palestra.
Vista do público durante o break, no Simpósio Internacional.
Registro do Simpósio Internacional durante a apresentação de 4 palestrantes.
Registro de um convidado enquanto ministra uma palestra para a platéia no II Simpósio Internacional.
II Simpósio Internacional, registro de um convidado enquanto ministra uma palestra.
Registro da palestra do Dr. Sidney Klajner, Presidente da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein, durante o Simpósio Internacional.
Registro de dois convidados, sentados e enquanto falam, durante o Simpósio Internacional.
Registro de dois convidados, sentados e enquanto falam, durante o II Simpósio Internacional.
Simpósio Internacional, registro de uma convidada enquanto ministra uma palestra com um telão no fundo.
Simpósio Internacional, registro de um convidado enquanto ministra uma palestra com um telão no fundo.

Contato

Para entrar em contato com a equipe da Academia Einstein de Excelência Operacional - Lean Six Sigma in Healthcare, envie um e-mail para a excelencia.operacional@einstein.br

Conheça a nossa equipe

Éderson Almeida

Éderson AlmeidaSuperintendente de Excelência Operacional e Projetos Estratégicos

Engenharia de Produção Mecânica e MBA Executivo. Certificações Lean, Green, Black, Master Black Belt e Consultor de Kaizens. Experiência de mais de 10 anos no acompanhamento e desenvolvimento de projetos de melhoria contínua de processos empregando a metodologia Lean Six Sigma.

Em janeiro de 2009, juntou-se ao time da SBIBAE com o objetivo de suportar a implementação do Programa Einstein de Melhoria Contínua e também realizar projetos de melhoria de processos na Instituição.

Bárbara Coutinho Fernandes

Bárbara Coutinho FernandesConsultora de Projetos

Engenharia de Produção Mecânica e Mestre em Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Itajubá. Certificação Lean, Green e Black Belt. Experiência de 2 anos aplicando a metodologia Lean Six Sigma nas empresas Motorola e Latapack-Ball em projetos de áreas administrativas (Suprimentos, Logística, Comercial) e de Manufatura.

Em abril de 2014, juntou-se ao time da SBIBAE com o objetivo de suportar a implementação do Programa Einstein de Melhoria Contínua e também realizar projetos de melhoria de processos em toda a Instituição.

Eduardo de Lima Nascimento

Eduardo de Lima NascimentoCoordenador da Academia de Excelência Operacional

Administrador de Empresas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie. Certificações Lean, Green e Black Belt. Experiência de 7 anos no desenvolvimento e acompanhamento de projetos de melhoria contínua de processos empregando a metodologia Lean Six Sigma na área da saúde.

Em outubro de 2013, juntou-se ao time da SBIBAE com o objetivo de suportar a continuidade do programa de acompanhamento e desdobramento de metas e realizar projetos de melhoria de processos na Instituição.

Raphael Augusto Motta

Raphael Augusto MottaConsultor de Projetos

Engenheiro de Alimentos pela Universidade Federal de Viçosa. Certificações Lean, Green e Black Belt e Certificate in financial management.

Experiência de 6 anos em gerenciamento da rotina, reestruturação organizacional e de processos, desdobramento de metas, gerenciamento matricial de despesas, gestão de valor das despesas e gerenciamento matricial de receitas pela FALCONI.

Em Setembro de 2016, juntou-se ao time do SBIBAE com o objetivo de suportar a ampliação dos projetos de consultoria em excelência operacional.

Renata Rafaella S. Tadeucci Medina

Renata Rafaella Santos TadeucciConsultora de Projetos

Fisioterapia e MBA Gestão Hospitalar e Serviços da Saúde. Certificações Lean, Green e Black Belt.

Experiência de 10 anos na área assistencial e há 4 anos atua em Gestão e Consultoria de Projetos de Melhoria Contínua em Hospitais e Operadoras de Saúde, utilizando metodologia Lean Six Sigma.

Em março de 2014, juntou-se ao time da SBIBAE com o objetivo de suportar a implementação do Programa Einstein de Melhoria Contínua e também realizar projetos de melhoria de processos em toda a Instituição.

Rodrigo Silvério De Carvalho Mafra

Rodrigo Silvério De Carvalho MafraAnalista de Projetos Sr.

Engenharia de Produção pela Universidade Federal de Ouro Preto. Certificações Lean, Green e Black Belt.

Experiência como consultor de Melhoria Contínua na NT Desenvolvimento Gerencial, atuando como Green Belt em projetos de melhoria contínua na indústria e como instrutor em treinamentos Lean Six Sigma.

Em julho de 2017, juntou-se ao time da SBIBAE para suportar a implementação do Programa Einstein de Melhoria Contínua e também realizar projetos de melhoria de processos na Instituição.