Educação em Saúde da População Educacao-em-saude-da-populacao – einsteinbr

Educação em Saúde da População

Sobre o Projeto

O que é

O projeto Educação em Saúde da População é uma iniciativa do Einstein que tem como objetivo desenvolver o protagonismo em saúde na criança e torná-la uma agente influenciadora de sua comunidade.

Como fazemos isso?

Por meio da instrumentalização de educadores e apoio a mães, pais e cuidadores.


Professores

Essa frente tem como objetivo oferecer materiais para os educadores trabalharem os temas de saúde de forma transversal ao projeto pedagógico, permeando as várias disciplinas, fazendo com que a criança se envolva nas questões de saúde, tanto próprias quanto das pessoas ao seu redor.

Oferecido gratuitamente para as escolas públicas, o projeto aborda os temas de forma lúdica e transversal, utilizando os conteúdos preconizados pela Base Nacional Comum Curricular, para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

O professor tem acesso a uma formação, além de planos de aula, instruções para aplicação e calendário, disponíveis no portal do projeto no Moodle.

Com o suporte de uma metodologia de ensino criativa, os planos de aula são adaptáveis às diferentes realidades locais e faixas etárias de cada série e podem ser aplicados pelos educadores por conta própria ou com o suporte do Ensino Einstein, por meio de parcerias com outras instituições.

Confira como se cadastrar para ter acesso à metodologia completa em Como Acessar no menu lateral.

Para famílias e interessados

As atividades propostas pelo Projeto Educação em Saúde da População podem ser trabalhadas até mesmo em casa, por qualquer adulto que esteja acompanhando a criança. Confira algumas sugestões:

  • Atividade de Higiene
  • Atividade de Alimentação
  • Atividade de Mix de Saúde e Alimentação
  • Atividades de Movimento
  • Atividade de Mix de Bem Estar
  • Atividade de Saúde Mental
  • Atividade de Projeto de Vida em Saúde
  • Atividade de Cidadania em Saúde

Para ter acesso a todas as atividades*, cadastre-se no portal do projeto no Moodle.

*Todos os materiais disponíveis podem ser utilizados pelos interessados, mas a citação da fonte como Projeto Educação em Saúde da População Einstein só é permitida quando houver parceria estabelecida entre as partes, por meio de contrato de parceria.

Módulos e Temas

A formação dos professores abrange quatro módulos:

  • Aspectos básicos do desenvolvimento infantil e vulnerabilidade social
  • Saúde e seus modos de cuidado
  • Educação em saúde
  • Metodologias ativas e outras práticas de ensino.

As atividades com as crianças podem ser desenvolvidas com autonomia por professores em sala de aula ou pelos adultos em casa.
Os temas abordados são:

  • Higiene
  • Alimentação
  • Atividades Físicas
  • Saúde Mental
  • Projeto de Vida em Saúde
  • Cidadania para Saúde

Os materiais possuem referência de conteúdo da área da saúde, produzido e validado por profissionais do Hospital Israelita Albert Einstein, que proporcionam a educação em saúde de forma lúdica.

Como Acessar

Os conteúdos são disponibilizados no portal do Projeto Educação em Saúde da População no Moodle:

  1. 1. Acesse o portal aqui e realize seu cadastro.
  2. 2. Confirme o registro, clicando no link que foi enviado ao e-mail cadastrado.
  3. 3. Utilize seu login e senha para entrar.
  4. 4. Depois de logar, selecione o curso de interesse e a opção de inscrição para: Pais e cuidadores ou Professores.
  5. 5. Pronto! Agora é só conferir todo o material disponível de cada tema.

Cases

O projeto Educação em Saúde da População conta com algumas parcerias para expandir o seu alcance em prol do objetivo de tornar as crianças protagonistas do autocuidado em saúde e agentes influenciadores de suas comunidades:

Itapevi

Implantado em agosto de 2019 na cidade de Itapevi-SP, a fase piloto do projeto capacitou 54 professores, trabalhando as abordagens transversais de higiene e alimentação com 1.366 alunos de cinco escolas do município, além de atividades de prevenção de contágio de patógenos, como o novo coronavírus.

Os temas de educação em saúde são trabalhados de forma transversal, agregando ao conteúdo escolar a cultura de cuidados em saúde.

Para acompanhar a eficiência do conteúdo, os alunos participam de pesquisas realizadas antes e depois da intervenção, que permitem avaliar o impacto da aplicação da metodologia em sala de aula.

Com base nas respostas das crianças e na rotina da escola, foram observados alguns dos seguintes resultados quanto ao módulo higiene: o costume de lavar as mãos antes do almoço cresceu de 55,75% para 81,06%, lavar as mãos após o uso do banheiro de 61,27% para 83,09%, sendo que hábito de usar o sabonete cresceu de 57,87 para 85,78%.

Outro dado importante da pesquisa está associado à saúde bucal: a escovação dental realizada três vezes por dia era uma prática de apenas 2,18% dos alunos. Após cinco meses da implantação do Projeto, esse número aumentou para 46,56%.

O Projeto também contribui, indiretamente, à alfabetização, somando ainda mais resultados positivos para o ambiente dentro e fora da escola. Isso se dá por meio de uma ferramenta de apoio, um diário de bordo individual, no qual cada aluno registra suas percepções, aprendizados e evolução. Dessa forma, o projeto contribui para a melhoria do IDEB do município, se aplicado de forma sistemática em toda rede.

Instituto Cacau Show (ICS)

Em 2020, vislumbrando uma oportunidade de unir esforços em prol dos alunos do ensino público de Itapevi, o Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein disponibilizou sua plataforma de ensino on-line com os diversos módulos do curso "Educação em Saúde da População" para toda a equipe do Instituto Cacau Show.

Dessa forma, além das atividades com foco na comunicação oral e escrita, na matemática e em atividades como música, capoeira, dança, teatro e tecnologia, o ICS passou a colaborar, também, com abordagens de higiene e alimentação de crianças, jovens e educadores, além de aprimorar sua atuação em atividades físicas, saúde mental e de cidadania.

Durante o projeto, os educandos puderam refletir e repensar mais profundamente sobre o quanto a saúde física e mental é importante em suas vidas, além de ampliar seus repertórios de palavras. Por conta da Pandemia, o registro do Diário de Bordo se tornou um elo importante de comunicação entre o ICS e as famílias, que puderam compreender um pouco mais sobre o trabalho realizado e tomar consciência sobre os temas abordados.

Cerca de 700 educandos, de 6 a 18 anos, fizeram parte da ação piloto. Foram constatadas fortes tendências de mudanças positivas de alguns hábitos de saúde por parte das crianças e jovens.

As atividades envolveram questionários de entrada e saída, fornecendo informações para retroalimentar o trabalho multidisciplinar e manter o tema em pauta em 2021.

“Os educadores e educadoras do Instituto Cacau Show são muito implicados na proposta e fizeram um ótimo uso da ferramenta que disponibilizamos. É possível reconhecer que a proposta de educação em saúde foi incorporada ao cotidiano e esse é o nosso objetivo”, conclui Soraya Souza Cruz, coordenadora do projeto no Einstein.

Notícias

Confira algumas matérias sobre o Projeto Educação em Saúde da População:

Crianças são capazes de cuidar da própria saúde e ainda influenciar suas comunidades?

Esse é o objetivo ambicioso de um projeto educativo que disponibiliza módulos com conteúdo informativo e atividades lúdicas e prepara professores para aplicá-los. Conheça!

Projeto de Educação em Saúde da População já tem os primeiros resultados

Confira os resultados do módulo Higiene, o primeiro aplicado por meio da parceria com a Prefeitura de Itapevi (SP), que trabalho com crianças a forma adequada de lavar as mãos, pouco antes da pandemia começar.

Parcerias

Como funciona?

O Projeto Educação em Saúde da População oferece opção de parceria com Secretarias da Educação e da Saúde, ONG’s, projetos de coeducação e de contraturno escolar, com os seguintes benefícios:

  • Um ambiente virtual de formação e consultoria capacita os educadores e dá suporte às atividades em sala, programadas para durarem até 1 hora/aula por semana.
  • Os professores têm acesso a planos de aula que organizam os conteúdos a serem trabalhados e os materiais didáticos a serem utilizados em classe, como vídeos, jogos e histórias com personagens relacionados ao assunto em foco.
  • A plataforma oferece, ainda, um espaço para reuniões virtuais dos educadores com a consultora pedagógica do Einstein, para orientações, esclarecimento de dúvidas e sugestões.

Se interessou?

Os gestores públicos e privados com interesse em aplicarem a metodologia completa do Projeto Educação em Saúde da População na grade curricular, de maneira sistematizada e com suporte da equipe do Ensino Einstein, podem fazer contato com a equipe do Einstein pelos mesmos e-mails: soraya.cruz@einstein.br ou barbara.castro@einstein.br.

Contato

Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou solicitação, basta entrar em contato com a área responsável pelo projeto, através dos e-mails: soraya.cruz@einstein.br ou barbara.castro@einstein.br.