Educação em Saúde da População

Sobre o Projeto

A criança como protagonista do autocuidado em saúde e agente influenciador de sua comunidade.

O que é

O projeto Educação em Saúde da População é uma iniciativa do Einstein que prepara professores para trabalharem temas da saúde de forma transversal ao projeto pedagógico, permeando as várias disciplinas. O objetivo é fazer com que a criança se envolva nas questões de saúde, tanto próprias quanto das pessoas ao seu redor.

Oferecido gratuitamente, por meio de parcerias com Secretarias de Educação e outras instituições de ensino, o projeto aborda os temas de forma lúdica e divertida, utilizando os conteúdos preconizados pela Base Nacional Comum Curricular, para alunos do 1º ao 5º ano do Ensino Fundamental.

Com o suporte de uma metodologia de ensino criativa, os planos de aula são adaptáveis às diferentes realidades locais e faixa etária de cada série.

O projeto também contempla a educação continuada dos professores.

Como funciona

Um ambiente virtual de formação e consultoria capacita os educadores e dá suporte às atividades em sala, que têm duração de 1 hora/aula por semana.

No ambiente virtual, os professores têm acesso a planos de aula que organizam os conteúdos a serem trabalhados e os materiais didáticos a serem utilizados em classe, como vídeos, jogos e histórias com personagens relacionados ao assunto em foco.

A plataforma oferece, ainda, um espaço para reuniões virtuais dos educadores com a consultora pedagógica do Einstein, para orientações, esclarecimento de dúvidas e sugestões.

Módulos e Temas

A formação dos professores abrange quatro módulos:

  • Aspectos básicos do desenvolvimento infantil e vulnerabilidade social
  • Saúde e seus modos de cuidado
  • Educação em saúde
  • Metodologias ativas

As atividades com os escolares contemplam os seguintes temas:

  • Higiene
  • Alimentação
  • Atividades Físicas
  • Saúde Mental
  • Projeto de Vida em Saúde
  • Cidadania para Saúde

Cases

Prefeitura da Itapevi

Saiba mais sobre este projeto:

Crianças são capazes de cuidar da própria saúde e ainda influenciar suas comunidades?

Esse é o objetivo ambicioso de um projeto educativo que disponibiliza módulos com conteúdo informativo e atividades lúdicas e prepara professores para aplicá-los.

As atividades com os escolares contemplam os seguintes temas:

Projeto de Educação em Saúde da População já tem os primeiros resultados

Pouco antes dos tempos de pandemia ocasionada pelo novo coronavírus, o módulo Higiene trabalhou com crianças a forma adequada de lavar as mãos.

Como Acessar

Para ter mais informações sobre o conteúdo, acesse o Moodle e realize seu cadastro. Em seguida, deverão confirmar o registro, clicando no link que foi enviado ao e-mail cadastrado. Com o acesso confirmado, basta utilizar seu login e senha e selecionar o curso desejado no painel.

Contato

Caso tenha alguma dúvida, sugestão ou solicitação, basta entrar em contato com a área responsável pelo projeto, através dos e-mails: ou .