
Sobre o curso
A Graduação de Nutrição da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE), autorizada pelo MEC, segundo a Portaria Nº 16, de 17 de março de 2023, almeja formar nutricionistas generalistas com capacidade crítica e empreendedora, conscientes de suas responsabilidades e capazes de atuar de forma ética e inovadora na promoção da qualidade de vida, na prevenção de doenças e reabilitação da saúde individual e de coletividades. É um curso inovador, com aprofundamento de temas na área de Nutrição tendo como base os principais cursos de graduação em Nutrição de universidades da Europa e Estados Unidos.
Diferenciais do curso:
- Ecossistema Einstein para estágio, extensão e aprendizado vivencial;
- Formação integral em várias frentes do mercado de trabalho nas áreas de clínica, unidades de alimentação e nutrição e saúde pública;
- Laboratórios com equipamentos de alta performance;
- Experiências do Sistema Único de Saúde (SUS);
- Formação para exercer funções de liderança e gestão nos mais diferentes ambientes públicos e privados, tais como: consultórios, centros esportivos, hospitais, empresas e indústrias, órgãos governamentais, pesquisa científica;
- Tecnologia avançada para análise da composição de alimentos;
- Parque industrial para o preparo de refeições;
- Desenvolvimento de habilidades de empreendedorismo nas grandes áreas da Nutrição que permitem ocupar posições de destaque nas transformações do mundo contemporâneo;
- Aprofundamento das fronteiras do conhecimento na área da Nutrição, com ênfase na formação humanística, ética e científica.
- Modalidade: Presencial
- Duração: 4 anos.
- Período: Matutino.
- Unidade: CESAS - Morato
- Investimento: Em breve.
Preencha os campos abaixo e receba um e-mail quando o curso abrir inscrições.
A Faculdade
A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE) foi fundada em 1955. Três anos mais tarde, Hans Albert Einstein, filho do renomado Físico Albert Einstein, assentou a pedra fundamental daquele que se tornaria o mais conceituado Hospital da América Latina.
Em 28 de julho de 1971, foi inaugurado o Hospital Israelita Albert Einstein, uma instituição que cresceu e se desenvolveu, consolidando-se como um importante centro médico-hospitalar de alta complexidade, reunindo um conceituado corpo de profissionais da saúde e dispondo das mais avançadas tecnologias hospitalares.
O modelo de atuação da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE) é formado por quatro pilares: Assistência, Responsabilidade Social, Ensino e Educação, e Pesquisa e Inovação.
A Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE), que integra o Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa (IIEP), possui mais de 30 anos de história, desde a inauguração da Graduação em Enfermagem, primeiro curso da Faculdade, em 1989. A Graduação em Medicina foi o segundo curso, aprovado pelo MEC em 2015, em 2020, foram aprovadas as graduações de Fisioterapia e Engenharia Biomédica e, em 2023, foi aprovada a graduação em Nutrição.
Infraestrutura
A Faculdade possui uma estrutura moderna, com recursos tecnológicos que estimulam a aprendizagem dos alunos de maneira participativa, e salas de aula e laboratórios projetados para facilitar a interação professor e alunos.
Salas de Aulas configuradas para Metodologias Ativas de Ensino

As Salas de Aulas configuradas para Metodologias Ativas de Ensino possuem tratamento acústico e térmico. Dispõem de 9 mesas, que acomodam grupos de 8 alunos. Têm capacidade para 70 alunos, todas equipadas com computadores de última geração, projetor multimídia e lousas de vidro nas 4 paredes.
Laboratório de Anatomia

Dispõe de bancadas que comportam 70 alunos, armários suspensos e pias, em uma área total de 84 m2, para atender às necessidades prático-pedagógicas das disciplinas do curso.
Laboratório de Computação

Área composta por bancadas com 70 notebooks e duas telas de alta definição, com o objetivo de proporcionar maior contextualização dos conceitos de morfologia macro e micro para o ensino de Anatomia e Fisiologia e atender às necessidades prático-pedagógicas das disciplinas do curso.
Laboratório de Procedimentos

Espaço montado semelhante a uma enfermaria de internação, projetado para treinamento de procedimentos de assistência ao paciente. É composto por camas hospitalares, material de reanimação e uma grande quantidade de materiais de uso hospitalar, além de manequins e equipamentos.
Laboratório de Centro Cirúrgico

Com uma área aproximada de 49m², dispõe de lavatório para assepsia e mesa cirúrgica. No CETEC são simuladas práticas de cirurgias convencionais, videolaparoscopia e de cirurgia robótica.
Centro de Simulação Realística (CSR)

Local composto por método avançado de treinamento em ambiente hospitalar. Apoiado por alta tecnologia, que reproduz experiências da vida real por meio de cenários clínicos, tem o objetivo de garantir a segurança no processo de assistência ao paciente.
Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas (SEIB)

As Bibliotecas dispõem de livros impressos, e-books e periódicos. Possuem terminais para acesso eletrônico ao mais completo acervo de publicações nacionais e internacionais na área da saúde, disponibilizado também por acesso remoto.
Área de Convivência

Amplo espaço livre, que permite a interação de alunos e professores dos diversos cursos, promovendo vínculos de amizade importantes para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional. A área também é utilizada para exposições, feiras, workshops e eventos culturais.
Centro Einstein de Esportes e Bem-estar (CEEBE)

Espaço de convivência, localizado no Morumbi, próximo ao Hospital, com foco na prática esportiva e que visa ao bem-estar físico e psicológico dos estudantes, apoiando o indivíduo durante sua experiência no Einstein. Clique aqui e saiba mais.
Corpo Docente
Diretor Superintendente do Ensino

Dr. Alexandre Holthausen Campos
Pós-doutorado em Biologia Vascular pela Universidade de Atlanta. Doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é Diretor-Superintendente de Ensino junto ao Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Áreas de interesse incluem Educação Médica e Biologia Vascular.
Acesse o Currículo LattesDiretor Acadêmico

Dr. Júlio César Martins Monte
Diretor Acadêmico de Ensino. Pós-doutor pela Universidade da Califórnia, San Diego. Doutor em Medicina (Nefrologia), pela Universidade Federal de São Paulo. Médico Nefrologista do Hospital Albert Einstein. Atua principalmente em insuficiência renal aguda.
Acesse o Currículo LattesCoordenação do Curso

Dra. Ana Maria Pita Lottenberg
Doutorado em Ciências dos Alimentos pela Universidade de São Paulo. Estágio no Ottawa Heart Institute, Canada. Orientadora de Mestrado e Doutorado na Universidade de São Paulo. Docente e Coordenadora de Cursos de Pós- Graduação da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Linha de Pesquisa: Metabolismo de Lípides na área de doenças cardiometabólicas.
Acesse o Currículo LattesObjetivos e Qualificações
O objetivo prioritário do curso de Nutrição da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein é formar profissionais generalistas, com sólida competência técnico-científica e formação humanística.
Em particular, os nutricionistas formados no curso de Nutrição da FICSAE serão capazes de:
- Atuar com ética, comprometimento e responsabilidade na prática profissional;
- Adquirir autonomia no aprendizado para manter-se na fronteira do conhecimento na área da Nutrição;
- Desenvolver capacidade crítica analítica e reflexiva baseada em evidências para tomada de decisão nas condutas nutricionais;
- ·Desempenhar suas atribuições profissionais para a prevenção, recuperação e promoção da saúde;
- Engajar-se em programas de saúde pública com a finalidade de melhorar a qualidade de vida da população;
- Dedicar-se a pesquisa na área experimental, clínica e de produção de alimentos;
- Realizar suas atividades com base nos critérios internacionais referentes a segurança alimentar;
- Desenvolver capacidade de gestão e liderança com planejamento estratégico em finanças e pessoas;
- Promover práticas que sejam sustentáveis do ponto de vista ecológico, social e econômico no preparo dos alimentos;
- Desenvolver habilidades socioemocionais que permitam atuação em sinergia com a equipe, tanto no compartilhamento de informações e decisões como na valorização de opiniões, conciliação e consenso;
- Ser responsável e assumir a consequência de seus atos;
- Comunicar-se de forma clara e empática no exercício profissional.
Metodologia de Ensino
Para todos os componentes curriculares do curso será empregado o uso de metodologias ativas de ensino-aprendizagem, baseado em equipes (TBL), método central que se baseia em discussões enriquecedoras, realizadas com os alunos em grupo. Essa metodologia é baseada na interdisciplinaridade, contempla feedbacks constantes e favorece aprendizado significativo. O ensino tradicional, com aulas dialogadas, será mesclado com as metodologias ativas, compondo um ambiente de aprendizagem diverso e complementar. .
A matriz curricular do curso de Nutrição da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein tem como premissa a construção de uma base sólida e pertinente, alicerçada em quatro eixos que norteiam a proposta pedagógica:
Integrativo Básico
contempla conceitos na área de exatas e biológicas que embasam conteúdo científico para o desenvolvimento de componentes curriculares específicos da área da Nutrição. Discute o conteúdo de células e genes, morfologia, fisiologia, matemática, química e bioquímica, com profundo conhecimento de biologia molecular.
Técnico-Científico
aborda a fisiopatologia de doenças, genômica nutricional e temas específicos da área da Nutrição que permeiam todo o curso teórico e prático, evidenciando, desde o início da graduação, a importância da interação entre as áreas de Ciências dos Alimentos e Técnica Dietética com Nutrição aplicada às diferentes fases do ciclo da vida, no contexto de promoção e recuperação da saúde. Durante todas as etapas deste eixo, são discutidas as evidências científicas necessárias para as tomadas de decisão nas condutas nutricionais.
Ética e Humanidades
tem por objetivo desenvolver habilidades e competências relacionadas à atitude profissional e à tomada de decisões, levando em consideração uma postura crítica e reflexiva com base em princípios éticos, morais, jurídicos, humanistas e psicossociais. Possibilita que o estudante seja capaz de lidar com os problemas sociais na área da saúde e de oferecer soluções criativas e humanizadoras no trato com a gestão de pessoas. Reforça também a importância das relações colaborativas, comprometimento, responsabilidade e autonomia, que permeiam todo o curso no convívio com colegas e professores.
Gestão e Liderança
permite ao graduando experiências administrativas e contribui para desenvolver habilidades de liderança e gestão aplicadas nas áreas de nutrição coletiva, clínica, saúde pública e pesquisa. Integra raciocínio matemático e o planejamento estratégico organizacional em seus diferentes níveis, a gestão das operações, a gestão financeira e de custos.
Carreira
O nutricionista, com base na Resolução do CFN no 600/2018, atua tanto em instituições públicas como privadas, nas seguintes áreas:
- Clínica (hospitais, consultórios e ambulatórios)
- Esportiva, (atletas de alto rendimento e praticantes de atividade física em geral)
- Gestão de Unidades de Alimentação e Nutrição Institucional
- Saúde pública
Desta forma, o nutricionista estará apto a ser rapidamente inserido no mercado de trabalho, podendo atuar de forma ampla nas diferentes áreas, como clínica, contribuindo com mudanças e adequação no padrão alimentar da população e atuando na prevenção e manejo de doenças crônicas não transmissíveis (obesidade, diabetes, doenças cardiovasculares, câncer), Nutrição materno infantil, Geriatria, rendimento esportivo, anorexia e bulimia, alergias alimentares e demais condições que necessitem de suporte nutricional; em unidades de alimentação e nutrição; marketing, gestão e liderança; políticas de saúde pública, segurança alimentar, rotulagem de alimentos; ensino e pesquisa científica
Estágios
Durante o estágio serão consolidados os conhecimentos teórico e prático que contemplam as áreas de Nutrição clínica, de Unidades de Alimentação e Nutrição e do Sistema Único de Saúde (SUS) com o desenvolvimento de habilidades para realização do cuidado nutricional, considerando as características biopsicossociais dos indivíduos
O estágio curricular nas áreas de clínica e SUS é realizado em parcerias do Hospital Israelita Albert Einstein com a Secretaria Municipal de Saúde da Prefeitura Municipal de São Paulo em Unidades Básicas de Saúde (UBS), Hospital Municipal M’Boi Mirim – Dr. Moysés Deutsch e Hospital Municipal Vila Santa Catarina – Dr. Gilson de Cássia Marques de Carvalho.
O estágio curricular na área de Unidades de Alimentação e Nutrição ocorre no Hospital Israelita Albert Einstein, no pátio produtivo de refeições com área de 3470m², contemplando todas as etapas para o preparo de refeições por dia. Para tal, a Instituição utiliza equipamentos dos mais modernos da América Latina
Tanto a Unidade de Alimentação e Nutrição como a Nutrição Clínica do Hospital Israelita Albert Einstein possuem as mais reconhecidas certificações internacionais.
Carga Horária de Estágio: 780 Horas
Atividades Extracurriculares
Programa de Iniciação Científica da FICSAE
O Programa de Iniciação Científica da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein tem por objetivo o desenvolvimento do pensamento científico e a iniciação à pesquisa, por meio da participação em pesquisas aprovadas na instituição, com a orientação de pesquisadores e docentes do Einstein.
Regulamento
Clique aqui e confira o regulamento do programa de Iniciação Científica.
Processos de Execução

Apoio ao Estudante
Bolsa de Estudos por Critério Socioeconômico
O programa de bolsas de estudos concedidas por critério socioeconômico para alunos da Graduação em Nutrição oferece desconto de até 100% do valor da mensalidade. A bolsa é renovada automaticamente até o 10º semestre da graduação (5º ano completo), desde que comprovada a manutenção dos critérios socioeconômicos que permitiram a concessão do benefício, assim como a ausência de reprovação ou medida disciplinar maior de qualquer natureza. A cada ano, a instituição poderá solicitar a atualização de documentos que confirmem que o aluno continua atendendo aos critérios exigidos
Processo de Solicitação e Concessão Bolsa de Estudo por Critério Socioeconômico
Os candidatos interessados na bolsa de estudos por critério socioeconômico devem enviar a solicitação somente após a inscrição no vestibular. Todas as solicitações serão analisadas e priorizadas de acordo com critérios socioeconômicos estabelecidos pela instituição e direcionados conforme classificação obtida no vestibular. O resultado será comunicado por e-mail, juntamente com a aprovação do candidato no Vestibular
Confira detalhes da solicitação de bolsa de estudo por critério socioeconômico para vestibulandos:
- Modelo de formulário a ser preenchido;
- Lista de Documentos necessários para solicitação on-line de Bolsa de Estudos;
Monitoria Remunerada
Oferece aos alunos a possibilidade de participar de monitorias, nas quais os alunos selecionados executam atividades não assistenciais no período da tarde, em diversas áreas do Hospital Israelita Albert Einstein. As atividades incluem levantamento de dados dos prontuários eletrônicos, logística para treinamento de profissionais, construção de planilhas, entre outras. As vagas são divulgadas no decorrer do ano letivo, de acordo com a necessidade dos gestores das áreas do Einstein. Para concorrer, o aluno deve estar devidamente matriculado, realizar inscrição e participar de entrevista com o gestor da área escolhida nas datas pré-estabelecidas pela Instituição. Após a aprovação, o estudante desenvolverá atividades de acordo com a proposta da área solicitante e será contemplado com um desconto correspondente à carga horária da monitoria, podendo ser de 80, 45 e 20h/mês. Valor hora de R$15,50.
NAE (Núcleo de Apoio ao Estudante)
Para o Einstein, excelência no ensino vai além de oferecer metodologias inovadoras e os mais capacitados docentes. É também inserir no mercado indivíduos física e mentalmente sadios, aptos a enfrentarem as dificuldades relacionadas ao exercício profissional na área da saúde. Conheça as iniciativas do NAE aqui.
Investimento
Valor da mensalidade para 2023: 12 parcelas de R$ 4.490,00 por ano.
Processo Seletivo
A Graduação em Nutrição do Einstein oferece três opções de ingresso: vestibular, ENEM e Acesso Internacional.
Ingresso via Vestibular
O Vestibular para a Graduação em Nutrição do Einstein é realizado em fase única, que contempla a avaliação das competências acadêmicas por meio de prova objetiva e questões dissertativas.
Ingresso via ENEM
Os candidatos que decidirem utilizar a nota do ENEM para o processo seletivo deverão fazer essa opção no ato da inscrição online, no site da VUNESP. A classificação se dará de acordo com desempenho obtido no Enem dos últimos dois anos. Neste caso, os participantes não serão convocados a realizar as provas do Vestibular.
Ingresso via Acesso Internacional (IB/ABITUR)
Os candidatos que decidirem aplicar para o processo seletivo internacional deverão fazer essa opção no ato da inscrição online, no site da VUNESP. A classificação se dará de acordo com o desempenho no IB/ ABITUR. Neste caso, os participantes não serão convocados a realizar as provas do Vestibular.
- Unidade
Horário das aulas e estágios:
Em breve.
Horário de atendimento da Unidade:
Telefone:
Endereço:
Mais Informações:
Confira a galeria de imagens:
Facilidades
Fale Conosco
Atendimento ao Aluno
- Fone: (11) 2151-1001
- E-mail: candidato@einstein.br
- Horário de atendimento: Segunda a sexta-feira, das 07h às 20h e, Sábado, das 07h às 13h – Exceto Feriados.
