Mestrado e Doutorado Stricto Sensu em Ciências da Saúde

Sobre o curso

O Programa Acadêmico em Ciências da Saúde da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein é uma Escola de Pós-Graduação stricto sensu. Tem como objetivo formar profissionais capacitados para pesquisa e ensino em instituições de ensino superior, institutos de pesquisa, empresas voltadas para saúde e biotecnologia e setores de gestão de saúde.

O programa é constituído por uma única área de concentração dedicada à Pesquisa em Ciências Médicas, com linhas de pesquisa e projetos de caráter básico, fisiológico e fisiopatológico ou relacionados a aspectos diagnósticos, de tratamento e de prevenção de doenças transmissíveis e não transmissíveis. A unidade fundamental de funcionamento da área de concentração é o orientador, que é um pesquisador docente. Os orientadores estão agrupados em suas respectivas linhas de pesquisa, que são:

Envelhecimento

Estuda aspectos clínicos e experimentais do envelhecimento, incluindo fisiologia e fisiopatologia das células mesangiais; tratamento de doenças degenerativas cardíacas; fisiopatologia e tratamento de lesões vasculares do envelhecimento; epidemiologia e tratamento de doenças degenerativas do sistema ósseo-muscular; e eficácia dos exames de imagem no diagnóstico de lesões expansivas.

Docentes Participantes

Medicina Crítica

Estuda aspectos clínicos e experimentais da fisiopatologia, epidemiologia, prevenção e tratamento da sepses, da injúria renal aguda, e das complicações do transplante renal e do transplante hepático; impacto de toxinas urêmicas em cultura de células renais; efeitos do controle metabólico no desfecho de pacientes graves; e metabolismo, função e uso terapêutico do surfactante pulmonar e aspectos da ventilação mecânica do recém-nascido.

Docentes Participantes

Medicina Molecular

Estuda aspectos clínicos e experimentais da resposta inflamatória nas doenças do colágeno, doenças infecciosas, doenças hepáticas e doenças do endométrio; fisiopatologia dos leucócitos e mecanismos de apoptose nas imunodeficiências e a fisiologia e fisiopatologia dos hepatócitos.

Docentes Participantes

Neurociências

Estuda aspectos clínicos e experimentais da fisiopatologia e tratamento do AVCI; genética, diagnóstico e tratamento da doença de Parkinson; envelhecimento saudável e mecanismos da cognição e emoção; transtornos do movimento e aspectos clínicos e diagnósticos da Doença de Parkinson; aspectos anatomopatológicos da epilepsia; características clínicas, neurofisiológicas, neuropsicológicas e de neuroimagem da epilepsia; e aplicação de nanopartículas no diagnóstico e tratamento de doenças neurológicas.

Docentes Participantes

Inteligência Artificial em Saúde

Inteligência Artificial em Saúde: Aplicações de Big Data/Analytics para Medicina e Gestão Populacional promove a interdisciplinaridade entre Ciências Médicas e Ciências Exatas, a qual é indispensável para o sucesso de iniciativas de Inteligência Artificial na saúde; Investiga o potencial prático de Big Data e Inteligência Artificial em saúde; Busca áreas da medicina e de gestão populacional nas quais a aplicação de tais técnicas permite a geração de resultados relevantes para as entidades envolvidas; Identifica as dificuldades da adoção tecnológica em cenários reais e descobre soluções que eliminam ou mitigam os desafios atuais; Fomenta a cultura data-driven na organização, promovendo o compartilhamento de conhecimento e engajando os profissionais relacionados direta ou indiretamente aos processos/atividades alterados pela adoção tecnológica de soluções baseadas em Big Data / Inteligência Artificial.

Docentes Participantes

Vídeos

UnidadeMorumbi.

Público-alvoProfissionais da saúde.

PeríodoInício: 22/01/2021 - Mestrado - 24 meses | Doutorado - 48 meses

Carga Horária Confira o cronograma de aulas das disciplinas.

Mestrado Inscreva-se

Doutorado Inscreva-se

Edital do curso Regimento do curso

Receba informações em seu e-mail

Diferenciais

  • Acesso eletrônico ao mais completo acervo de publicações nacionais e internacionais na área de saúde, o CAPES Periódicos;
  • Cooperação e intercâmbio internacional: o Einstein mantém parceria com diversas instituições e grupos de pesquisa a nível internacional. Abaixo, alguns exemplos significativos:
  • O Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE) e suas estruturas de atendimento agregadas fornecerão um rico campo para pesquisa clínica.
  • Centro de Pesquisa Experimental (CPE): este Centro de Pesquisa está organizado no modo de "core facility". Os usuários têm acesso a todo o instrumental e às ferramentas de biologia celular e molecular disponíveis. Esta filosofia de funcionamento permite efetuar técnicas de identificação e marcação celular, análises do genoma e de expressão gênica, técnicas básicas de transfecção gênica, identificação de proteínas e de produtos metabólicos.
  • Centro de Experimentação e Treinamento em Cirurgia (CETEC): para projetos que envolvam modelos ou experimentos práticos. Entre as áreas específicas do CETEC estão serviços (gases medicinais, lavagem e esterilização, câmara fria, depósito de equipamento e de ração, carga e descarga), laboratórios de experimentação, procedimentos cirúrgicos (sala de arco C, sala de operação e sala de preparo e recuperação), sala de aula com equipamento para videoconferência e área administrativa.
  • Além das áreas de infraestrutura técnico-científicas, nas quais a pesquisa é desenvolvida, e da equipe de pesquisadores e gestores de pesquisa, o Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (IIEP) conta com o Núcleo de Apoio ao Pesquisador - NAP, que está organizado pelas atividades, processos e ferramentas que visam apoiar o orientador e aluno no desenvolvimento do seu projeto de pesquisa. Essas atividades contemplam os serviços de estatística para as análises de cálculo amostral durante o planejamento e escrita do projeto de pesquisa, além da análise de dados dos projetos já aprovados e em fase de encerramento no SGPP. Atua ainda nos processos de submissão de propostas para solicitação de financiamento às agências de fomento e no gerenciamento dos recursos concedidos por elas, além da divulgação de oportunidades de chamadas e editais específicos para pesquisa. Os sistemas que suportam as atividades de pesquisa na instituição são o Sistema Gerenciador de Projetos de Pesquisa - SGPP/I.Search®, que centraliza todos os processos envolvidos para a execução e monitoramento dos projetos de pesquisa, e o Portal de Informações Gerenciais que, por meio dos dados obtidos no SGPP, constrói relatórios para acompanhamento em tempo real dos indicadores de desempenho da pesquisa nas mais diversas áreas da instituição.
  • Acreditamos que o processo de aprendizagem passa tanto pelos aspectos cognitivos como pelos emocionais. É fundamental que os alunos se engajem emocionalmente com os temas inovação e empreendedorismo para que consigam transpor sua realidade assistencial e/ou de pesquisa para o universo da inovação e empreendedorismo. A transformação de conhecimento em novas tecnologias, produtos ou empresas não é um simples processo contínuo da bancada de pesquisa ou assistencial. É preciso que os alunos adquiram uma visão holística, de incorporação de uma série de outras habilidades e competências, assim como o engajamento com outros atores do ecossistema, como fundos de investimento, grandes empresas, agências reguladoras, etc. Neste sentido, ofereceremos a disciplina "Empreendedorismo e Inovação" que, como parte da metodologia, não apenas convidamos alguns inovadores e empreendedores para ilustrarem temas específicos com suas experiências, como também incluímos a participação dos alunos em um grande evento de inovação e empreendedorismo em saúde e visitas a incubadora de Eretz.bio do Einstein.
  • Instalações que possuem equipamentos modernos e constantemente atualizados para realização de pesquisas, como um aparelho de Ressonância Magnética de 3 Tesla Prisma da Siemens. Este equipamento tem condições de fazer sequências avançadas e possui bobinas de 64 canais, com melhor qualidade de imagem e menor tempo de aquisição. Poucos Centros de Pesquisa possuem uma máquina com estas características. Outro item que consta nos nossos laboratórios é o fNIRS, um equipamento de neuroimagem que utiliza luz no espectro próximo ao infravermelho para detectar a concentração de hemoglobina oxigenada e desoxigenada em determinadas áreas do córtex cerebral. Um método não invasivo e de baixo custo, que oferece a possibilidade de realizar experimentos em movimento. Esta ferramenta é nova em relação a outros métodos de neuroimagem e abre possibilidade para inúmeras linhas de pesquisa para avaliação e caracterização de pacientes.
Einstein Pesquisa - Conhecimento científico em benefício da sociedade.

Corpo Docente

Docentes Permanentes

Adolfo Wenjaw Liao

Coordenador da Maternidade Municipal do Hospital Vila Santa Catarina, e orientador do programa de Pós-graduação em Ciências da Saúde do Hospital Israelita Brasileira Albert Einstein. Anteriormente, foi Professor Associado do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Possui graduação em Medicina (1995), doutorado (2007) e livre docência (2011) pela Universidade de São Paulo. Fez fellowship (1999-2001) no King s College Hospital, Universidade de Londres, Reino Unido. É especialista em Medicina Fetal pela Federação Brasileira de Ginecologia e Obstetrícia. Tem como áreas de interesse: gestações de alto risco, medicina materno-fetal, ultrassonografia, gestações múltiplas e diagnóstico/rastreamento de anomalias fetais.

Currículo LattesFale com o docente
Adriano José Pereira

Pós-doutorado pela Universidade de Berna, na Suíça (2013) e pela Universidade Livre de Bruxelas, na Bélgica (2014). Doutor em Ciências pela disciplina de Anestesiologia da Faculdade de Medicina da USP (2011). Especialista em Clínica Médica (residência credenciada no Hospital Municipal Odilon Behrens - Belo Horizonte / MG) e em Medicina Intensiva (residência credenciada no Hospital Israelita Albert Einstein São Paulo / SP e título de especialista pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira - AMIB). Atualmente é supervisor médico do Centro de Terapia Intensiva do Hospital Israelita Albert Einstein, médico plantonista do AC Camargo Cancer Center e Coordenador do Núcleo de Apoio à Pesquisa do Hospital Municipal da Vila Santa Catarina (parceria Einstein / Ministério da Saúde / Secretaria Municipal de Saúde de São Paulo). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Terapia Intensiva, atuando principalmente nos seguintes temas: sepse, hipóxia tecidual, metabolismo miocárdico em doenças graves, modelos experimentais, oxigenioterapia hiperbárica e controle glicêmico em UTI.

Currículo LattesFale com o docente
Alexandre Rodrigues Marra

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas de Santos (1996), mestrado em Infectologia pela Universidade Federal de São Paulo (2002) e doutorado em Infectologia pela Universidade Federal de São Paulo (2004). Atualmente é medico do Hospital Israelita Albert Einstein e médico pesquisador da DIPA da Universidade Federal de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Doenças Infecciosas e Parasitárias, atuando principalmente nos seguintes temas: infecção da corrente sanguínea, epidemiologia, terapia intensiva, controle de infecção e desfecho clinico.

Currículo LattesFale com o docente
André Carvalho Felício

Possui graduação em Medicina pela Universidade de Brasília (1993), mestrado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1999) e doutorado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (2004). Foi médica da Unidade de Transplante Renal do Hospital Israelita Albert Einstein. Tem experiência na área de Medicina com ênfase em Nefrologia, atuando principalmente nos seguintes temas: transplante renal e diálise. Atualmente é coordenadora médica do programa de transplantes do Hospital Israelita Albert Einstein, responsável pela implantação de novos protocolos médicos, rotinas e desenvolvimento de novos produtos, além de projetos de pesquisa.

Currículo LattesFale com o docente
Andréa Laurato Sertié

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo (1995) e doutorado em Ciências Biológicas (Biologia Molecular/Genética) pela Universidade de São Paulo (2000). Realizou pós-doutoramento na University of Toronto, Department of Developmental Biology (2000-2002), e na Universidade de São Paulo, Instituto de Biociências, Departamento de Genética e Biologia Evolutiva (2003-2007). Foi pesquisadora (Jovem Pesquisador-FAPESP) junto ao Instituto de Psiquiatria do Hospital das Clínicas da FMUSP (2008-2010). Atualmente é pesquisadora do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Tem experiência na área de Biologia Molecular e Genética Humana e Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: caracterização funcional de proteínas; mapeamento, identificação e estudo molecular de genes associados a doenças humanas; células-tronco mesenquimais.

Currículo LattesFale com a docente
Antônio Eduardo Pereira Pesaro

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1998), residência em clínica médica e cardiologia pelo Instituto do Coração/Hospital das Clínicas da FMUSP e títulos de especialista em cardiologia, clínica médica e medicina intensiva pelas respectivas sociedades brasileiras. Em 2010, concluiu o doutorado em cardiologia pela Universidade de São Paulo. Atualmente é cardiologista do Centro de Terapia Intensiva e pesquisador do Programa de Cardiologia do Hospital Israelita Albert Einstein (HIAE). É professor-coordenador da disciplina de cardiologia da pós-graduação em Medicina Intensiva do HIAE. É revisor do periódico Clinics. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em cardiologia, clínica médica, atuando principalmente nos seguintes temas: dislipidemias, síndromes coronarianas agudas e medicina intensiva.

Currículo LattesFale com o docente
Ary Serpa Neto

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina do ABC (2004 - 2009), Mestre em Ciências da Saúde (2009 - 2010) e residente em Clínica Médica pela mesma Instituição (2010 - 2012), bolsista de iniciação científica pelo CNPq (2008 - 2009), residente em Medicina Intensiva pela Sociedade Beneficente Israelita Albert Einstein (2012 - 2014), doutorado pela disciplina de Pneumologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (INCOR-FMUSP, 2013 - 2014) e pós-doutorado pelo Academic Medical Center - University of Amsterdam (AMC-UvA, Holanda, 2014 - 2015). Título de Especialista em Medicina Intensiva pela Associação de Medicina Intensiva Brasileira (AMIB, 2014). Atualmente é médico da Unidade de Terapia Intensiva do Hospital Israelita Albert Einstein e do Hospital Municial Vila Santa Catarina, Pesquisador Nível 2 do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, Docente Permanente do Programa de Pós-Graduação stricto sensu em Ciências da Saúde da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE) e Pesquisador Colaborador do Departamento de Terapia Intensiva do Centro Médico Acadêmico da Universidade de Amsterdam (AMC-UvA, Holanda). Possui 81 trabalhos publicados em revistas indexadas, com mais de 1.200 citações na literatura internacional, índice-H 20, 88 resumos publicados em anais de eventos e mais de 120 participações em eventos científicos. Possui conhecimento na área de bioestatística, especialmente em técnicas meta-analíticas e no uso dos softwares SPSS, R e Review Manager. Membro fundador e epidemiologista do "Protective Ventilation Network (PROVENet)" uma junta internacional focada em estudos sobre o uso de ventilação protetora em pacientes sem SDRA. Áreas de Interesse: Medicina Intensiva (Ventilação mecânica, SDRA, reposição de fluídos e monitorização hemodinâmica).

Currículo LattesFale com o docente
Arthur Cukiert

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1986), Residência Médica em Neurocirurgia pela Universidade de São Paulo (1991), especialização em Estereotaxia e Cirurgia de Epilepsia no Montreal Neurologic Institute (Canadá, 1991-1992) e doutorado em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo (1996). Foi Chefe do Serviço de Neurologia e Neurocirurgia do Hospital Brigadeiro de 1996 a 2011. Atualmente é Diretor da Clínica Neurológica e Neurocirúrgica de São Paulo. Publicou 88 artigos completos em periódicos e 348 trabalhos publicados em anais de eventos. Possuí 34 capítulos de livros e 7 livros publicados. Possui 559 trabalho apresentados em Congressos, 531 itens de produção técnica, entre eles palestras, organização de cursos, aulas, seminários, simpósios, etc. Participou de 108 eventos no exterior e 200 no Brasil. Recebeu 11 Prêmios e/ou homenagens. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cirurgia. Em suas atividades profissionais interagiu com 350 colaboradores em co-autorias de trabalho científicos. Orientou um aluno do curso de Mestrado e um aluno do curso de Doutorado da Faculdade de Medicina da USP.

Currículo LattesFale com o docente
Celso Moura Rebello

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1983) e Doutorado em Medicina (Pediatria), desenvolvido na Universidade da Califórnia (UCLA) e defendido na Universidade de São Paulo (1998). Atualmente exerce as atividades de Médico Pesquisador do Centro de Pesquisa Clínica do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa e médico neonatologista do Hospital Israelita Albert Einstein. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Pediatria e Neonatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: metabolismo, função e uso terapêutico do surfactante pulmonar; ventilação mecânica do recém-nascido.

Currículo LattesFale com o docente
Denise Araújo Lapa

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP (1987), mestrado e doutorado em Obstetrícia pela Faculdade de Medicina da USP (1998). Orientadora de pós-graduação da Faculdade de Medicina da USP. Atua em Medicina Fetal na Célula Mater e no Hospital Albert Einstein. Pesquisadora com projetos financiados pela FAPESP. Fundadora de rede fetal brasileira. Tem especialização nacional e internacional em MEDICINA FETAL (FEBRASGO e FETAL MEDICINE FOUNDATION de Londres) . Atua principalmente em cirurgia fetal endoscópica (fetoscopia). Temas de interesse: correção intra-uterina da meningomielocele, gêmeos (transfusão feto-fetal e acárdico), cirurgia laser, mal-formação fetal (teratomas fetais, hérnia diafragmática), infecção congênita e ultrassonografia fetal. Realizou a primeira fetoscopia no Brasil em 1998 para tratamento de síndrome de transfusão feto-fetal. Desenvolveu técnica inovadora de correção endoscópica para tratamento da meningomielocele ou espinha bífida fetal intra-útero, tornando o Brasil o segundo país do mundo a tratar fetos portadores da doença por fetoscopia, em 2013. Treinamento hands-on in vitro e in vivo nos seguintes centros que iniciaram a técnica de correção da mielomeningocele por fetoscopia: Israel, Chile, Estados Unidos (Nova Iorque), Itália (Milão) e Inglaterra (Londres). Integrante do Internacional Fetoscopic Spina Bifida Repair Consortium desde 2017.

Currículo LattesFale com o docente
Eduardo Juan Troster

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1976), mestrado em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo (1986) e doutorado em Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo (1991) e Livre Docência em 2007 pela Medicina (Pediatria) pela Universidade de São Paulo. Professor Pleno do curso de Medicina da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein. Coordenador do Curso de Emergências Pediátricas do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Coordenador do Programa de Residência Médica de Medicina Intensiva Pediátrica do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Membro da Comissão de Bioética do Hospital Israelita Albert Einstein. Médico Assistente do ITACI ( Instituto de Tratamento do Câncer Infantil). Linha de pesquisa: Estudo de pacientes pediátricos gravemente doentes com distúrbios respiratórios e/ou cardiovasculares. Além disso, tem como atuação científica a qualidade e segurança e aspectos bioéticos. Trabalha em Ensino Médico em nível de graduação e pós-graduação.

Currículo LattesFale com o docente
Elisa Harumi Kozasa

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade de São Paulo - USP, mestrado, doutorado e pós-doutorado pelo Departamento de Psicobiologia da UNIFESP. Suas principais pesquisas abordam a neurofisiologia de estados de consciência, como a meditação, através da neuroimagem funcional, e a avaliação de intervenções que envolvem treinamento de habilidades cognitivas e comportamentais e que promovem bem-estar.

Currículo LattesFale com a docente
Erika Bevilaqua Rangel

Graduada em Medicina pela Universidade de Brasília (1995), residência médica em Nefrologia pela UNIFESP-Escola Paulista de Medicina (2000), Mestrado e Doutorado em Medicina (Nefrologia) pela UNIFESP-EPM (2003 e 2007, respectivamente). Atuou como médica do Centro de Diálise Einstein - Hospital Israelita Albert Einstein no período de maio-2002 a dez-2008. Tem experiência com avanços tecnológicos em hemodiálise: BVM (Blood Volume Monitor), OCM (KT/V online) e Bioimpedância de Multifrequência em pacientes renais crônicos em hemodiálise convencional, além de diálise MARS (Molecular Adsorbent Recirculating System) em pacientes com hepatite fulminante. É revisora do JBT (Jornal Brasileiro de Transplantes- 1678-3387) e de revistas médicas internacionais (Artificial Organs, Kidney International e American Journal of Transplantation). É médica do corpo clínico do Hospital do Rim e Hipertensão -UNIFESP-EPM e coordenadora médica do ambulatório de pré- e pós-transplante de Pâncreas e Pâncreas-Rim do Hospital do Rim e Hipertensão -UNIFESP-EPM, além de médica do serviço de Transplante de Pâncreas e Pâncreas-Rim do Hospital Israelita Albert Einstein. Atua principalmente nos seguintes temas: avanços tecnológicos em hemodiálise, diabetes, transplante renal e transplante de pâncreas e pâncreas-rim. Realizou pós-doutorado no Interdisciplinary Stem Cell Institute, na Universidade de Miami, no período de 2009 a 2013, com treinamento em células-tronco específicas do rim, além de células-tronco mesenquimais da medula óssea em modelos animais e e ensaios clínicos em seres humanos.

Currículo LattesFale com a docente
Fábio Gazelato de Mello Franco

Formado em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP, com especialização em Clínica Médica e Cardiologia. Doutor em Ciências pelo Departamento de Cardio-Pneumologia da FMUSP. Possui como linhas de pesquisa: o impacto da atividade física em pacientes com disfunção ventricular, aspectos hemodinâmicos associados ao envelhecimento e barreiras comportamentais relacionadas à prevenção de doenças cardiovasculares.

Currículo LattesFale com o docente
Gilberto Szarf

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1993) e Residência Médica em Radiologia pela mesma Instituição (1997). Research Fellowship na Johns Hopkins University entre 2002 e 2003 e estágio na University of Pennsylvania em 2003. Obteve o seu Título de Doutorado em Medicina (Radiologia Clinica) pela Universidade Federal de São Paulo (2005). Atualmente é Professor Adjunto do Departamento de Diagnóstico por Imagem da Universidade Federal de São Paulo com ênfase em Radiologia do Tórax e do Coração, atuando principalmente na avaliação das afecções pulmonares e cardiovasculares através da ressonância magnética e da tomografia computadorizada. Também é orientador da Pós-Graduação em Radiologia Clínica da Universidade Federal de São Paulo e Vice-Chefe do Departamento de Diagnóstico por Imagem da UNIFESP/EPM.

Currículo LattesFale com o docente
Igor Rafael Sincos

Doutorado em Ciências pela Disciplina de Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular e Endovascular pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). EMBA pela University of Pittsburgh (Master em Business Administration - Katz School of Business). Ex-Fellow de Cirurgia Endovascular do Hospital Israelita Albert Einstein e do Arizona Heart Institute. Cirurgião Vascular e Endovascular do corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, Samaritano, Sírio Libanês e São Camilo. Chefe do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Geral de Carapicuiba / São Camilo e coordenador da Residência de Cirurgia Vascular Hospital Geral de Carapicuiba / São Camilo. Tem experiência na área de Cirurgia Vascular com ênfase em Angioradiologia e Cirurgia Endovascular.

Currículo LattesFale com o docente
Joana Bisol Balardin

Possui graduação em Fonoaudiologia pela Universidade Federal de Santa Maria, Mestrado em Gerontologia Biomédica pela PUCRS e Doutorado em Ciências (Neurologia) pela FMUSP com estágio no Kings's College London. Realizou pós-doutorado na UFABC no período de 2014 e 2015. Atualmente é assistente de pesquisa no Instituto do Cérebro do Hospital Israelita Albert Einstein. Tem experiência na investigação de distúrbios cognitivos e sua reabilitação em neuropsiquiatria. Atua principalmente nos seguintes temas: cognição, neuropsicologia cognitiva, reabilitação e neuroimagem.

Currículo LattesFale com a docente
José Mauro Kutner

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1984) e doutorado em Medicina (Hematologia e Hemoterapia) pela Universidade de São Paulo (1998). Cursou Fellowship no New York Blood Center em 1988/1989. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Hematologia e Hemoterapia, atuando principalmente nos seguintes temas: hematologia e hemoterapia.

Currículo LattesFale com o docente
Karina Griesi Oliveira

Doutora em Genética pelo Instituto de Biociências - USP, possuindo título de Bacharelado (2005) e Licenciatura (2007) em Ciências Biológicas pela mesma instituição. Tem experiência na área de Genética Humana, Biologia Molecular e Biologia Celular, atuando desde 2004 em pesquisas relacionadas a Genética dos Transtornos do Espectro do Autismo. Realizou parte de seu doutorado na University of California San Diego (UCSD), onde trabalhou com a técnica de reprogramação celular, atuando posteriormente na transferência dessa tecnologia para o Centro de Estudos do Genoma Humano e Células-Tronco da USP. Atualmente é Pesquisadora Associada do Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Albert Einstein, e vem desenvolvendo pesquisas utilizando a técnica de reprogramação celular para o estudo dos aspectos genéticos, moleculares e celulares do autismo.

Currículo LattesFale com a docente
Karina Inacio Ladislau de Carvalho Salmazi

Biomédica, mestre em Ciências Hematológicas e doutora em Infectologia pela Universidade Federal de São Paulo. Pós-doutoranda em Imunologia Clínica e Alergia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Docente dos cursos de Fundamentos de Citometria de Fluxo e Citometria de Fluxo avançada. Linha de pesquisa voltada para resposta imunológica em doenças infecciosas e autoimunes.

Currículo LattesFale com a docente
Lionel Gamarra

Possui graduação em Bacharel em Física - Universidad Nacional Federico Villarreal (1998), mestrado em Física pela Universidade de São Paulo (2001), doutorado em Física pela Universidade de São Paulo (2006) e Pós-doutorado no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (2006-2008). Atualmente é pesquisador do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Desenvolve projetos em 5 linhas de pesquisa: (i) Desenvolvimento de biomateriais e biomarcadores para fins diagnósticos e terapêuticos de disfunções cerebrais; (ii) Desenvolvimento de estudos do efeito terapêutico de células-tronco marcadas com nanomateriais; (iii) Desenvolvimento da terapia de magneto hipertermia aplicado a tumores do SNC; (iv) Análise e simulações computacionais direcionados ao desenvolvimento de estudos neuro-oncológicos; e (v) Estudos in vivo e in vitro mediante a Imagem Molecular utilizando a técnica de Imagem por Ressonância magnética.

Currículo LattesFale com o docente
Luciana Cavalheiro Marti

Graduação em Biomedicina (1988) pela Fundação Hermínio Ometto, Doutorado em Biotecnologia (2008) pela Universidade de São Paulo e pós-doutorado em Imunologia de Transplantes pela Duke University (2009). Atualmente é pesquisadora do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Seus interesses estão relacionados com identificação e caracterização de sub-populações celulares, resposta imunológica celular e citometria de fluxo. Atua principalmente nos seguintes temas: transplantes, resposta imunológica específica, linfócitos, células-tronco, e medula óssea.

Currículo LattesFale com a docente
Luciana Diniz Nagem Janot Matos

Médica cardiologista com residência médica pelo Instituto do Coração da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1999) e doutorado em Ciências - área de concentração Cardiologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2003). Atualmente é médica do Centro de Reabilitação do Hospital Israelita Albert Einstein, pesquisadora colaboradora do Instituto do Coração do Hospital das Clínicas FMUSP. Tem experiência na área de cardiologia clínica com ênfase na área de prevenção, reabilitação cardiovascular e fisiologia do exercício. Tem como linhas de pesquisa: fisiologia do exercício, cardiologia do exercício e esporte. Com projetos atuais, estuda o controle autonômico em atletas de alta performance e hipertensão arterial e treinamento de alta intensidade.

Currículo LattesFale com a docente
Luís Otávio Sales Ferreira Caboclo

Graduação em Medicina na Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo. Residência Médica em Neurologia Clínica no Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, São Paulo. Especialização em Epilepsia e Eletroencefalografia na Unidade de Pesquisa e Tratamento das Epilepsias, Hospital São Paulo, Universidade Federal de São Paulo. Mestrado em Ciências na Universidade Federal de São Paulo. Doutorado em Neurologia/Neurociências na Universidade Federal de São Paulo. Research Fellow no Departamento de Epilepsia Clínica e Experimental, Instituto de Neurologia, University College London, Londres, Reino Unido.

Currículo LattesFale com o docente
Luiz Vicente Rizzo

Médico. Diretor Superintendente do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Professor Titular da Universidade de São Paulo - Departamento de Imunologia - ICB-USP (2005-2010). Chefe do Ambulatório de Imunodeficiências Primárias – HCFMUSP (1999-2008). Secretário Geral do 13º Congresso Internacional de Imunologia. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia (2000-2001). Presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia (2006-2007). Membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

Currículo LattesFale com o docente
Marcel Liberman

É pós-doutor em cardiologia pelo Brigham and Womens Hospital, Harvard Medical School (Boston, EUA), onde estudou estresse oxidativo e mecanismos de calcificação vascular em um modelo em células no laboratório do Prof. Joseph Loscalzo (2008-2010). É Doutor em Ciências (Concentração: Cardiologia) pela Faculdade de Medicina da USP - SP (2003-2007), sob orientação do Prof. Francisco Rafael Martins Laurindo. Realizou residência médica em Clínica Médica (1999-2001) e em Cardiologia (2001-2003) no Hospital das Clínicas e InCor respectivamente. Graduou-se em Medicina pela Faculdade de Medicina da USP - SP (1993-1998). Atualmente é médico cardiologista da Unidade Coronária e Médico Pesquisador do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa (IIEP) da Sociedade Israelita Brasileira Hospital Albert Einstein. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Cardiologia, e atua em pesquisa translacional em doenças degenerativas como calcificação vascular e valvar, estenose da valva aórtica e aspectos fisiopatológicos envolvendo sinalização celular, genômica e proteômica, estresse oxidativo, com especial atenção à interação resistência à insulina/diabetes melitus e calcificação vascular.

Currículo LattesFale com o docente
Marcelo Katz

Médico formado pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (FMUSP) em 1999. Doutorado em Ciências – Cardiologia - pela Faculdade de Medicina da USP (2009). Master of Health Sciences - com ênfase em Pesquisa Clínica, pela Duke University (2013). Atualmente coordena o Núcleo de Apoio a Pesquisa Cardiovascular (NAPEC) do Hospital Israelita Albert Einstein.

Currículo LattesFale com o docente
Mário Ferretti

Professor Adjunto do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Escola Paulista de Medicina - UNIFESP. Doutor em Ciências pelo Programa de Pós-graduação em Ortopedia e Traumatologia da UNIFESP (2008) e graduação em Medicina pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (1996). Realizou um ano de Pós-Doctoral Research na Ohio State University e três anos na University of Pittsburgh - USA, onde realizou pesquisas na área de cartilagem e ligamento cruzado anterior. Atualmente é médico e pesquisador do Hospital Israelita Albert Einstein e da Universidade Federal de São Paulo. Tem atuação profissional na área de Medicina Esportiva, com ênfase em Ortopedia, Traumatologia e Cirurgia do Joelho. Linha de Pesquisa com publicações no desenvolvimento de pesquisas na área de reparo da cartilagem e cirurgias do Ligamento Cruzado Anterior.

Currículo LattesFale com o docente
Mário Lenza

Tem especialidade em Ortopedia e Traumatologia (2004/2007) e subespecialidade em Cirurgia do Ombro e Cotovelo (2007/2008) pela UNIFESP. Com parte do Doutorado pela UNIFESP e com Bolsa-sanduíche (PDEE) concedida pela CAPES (2008/2010), iniciou suas pesquisas sobre a metodologia de Revisões Sistemáticas. Em 2011 realizou pós-doutorado (bolsa CAPES REUNI e bolsa de Pós-Doutoral no exterior) em Revisão Sistemática de estudos de acurácia, em parceria com os Grupos Cochrane Bone, Joint and Muscle Trauma (Inglaterra) e Musculoskeletal (Austrália). Desde 2009, atua como Editor vinculado ao Bone Joint Muscle and Trauma Cochrane Group e Musculoskeletal Cochrane Group.

Currículo LattesFale com o docente
Nelson Hamerschlak

Médico pela UNIFESP. Especialista em Clínica Médica, Hematologia, Hemoterapia e Transplantes de Medula Óssea pela Associação Médica Brasileira. Doutor em Imunologia pela Universidade de São Paulo. Ex fellow da Cornell University Medical College. Coordenador do Centro de Oncologia e Hematologia Família Dayan-Daycoval do Hospital Israelita Albert Einstein.

Currículo LattesFale com o docente
Nelson Wolosker

Fez sua graduação em Medicina pela Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo (1984), residência de Cirurgia Geral no Hospital das Clinicas da FMUSP (1985 e 1986), Residência de Cirurgia Vascular no Hospital das Clinicas da FMUSP (1987-1988), doutorado em Medicina (Clínica Cirúrgica) (1989 a 1997) e livre docência (2000) pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Foi Chefe do Departamento de Cirurgia Vascular e Endovascular do Hospital do Câncer A.C.Camargo, de 1997 a 2007. Atualmente é Pesquisador CNPQ nível 1B, Professor Associado da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e Vice-Presidente do Hospital Israelita Albert Einstein.

Currículo LattesFale com o docente
Oscar Fernando Pavão dos Santos

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (1983), especialização em Nefrologia pela Universidade Federal de São Paulo (1986), mestrado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1989), doutorado em Medicina (Nefrologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1990) e pós-doutorado pela Harvard University (1993). Atualmente, atua na Universidade Federal de São Paulo e como Médico no Hospital Israelita Albert Einstein. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Clínica Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: Fator Ativador de Plaquetas - Paf, Hormonios Vasoativos, Insuficiência Renal Aguda, Microcirculação Renal, Nefrotoxicidade Por Drogas e Síndrome Hepatoranal.

Currículo LattesFale com o docente
Patrícia Maria de Carvalho Aguiar

Médica neurologista com mestrado em Neurociências pela UNIFESP, doutorado sanduíche em Ciências (Neurociências/Biologia Molecular) no Albert Einstein College of Medicine - New York e pela UNIFESP, pós-doutorado na área de Neurociências no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e no Laboratório de Medicina Molecular da empresa F. Hoffman-La Roche em Basel (Suiça). Sua principal linha de pesquisa está relacionada aos aspectos clínicos e moleculares (genética/ genômica) dos distúrbios do movimento e doenças neurodegenerativas.

Currículo LattesFale com o docente
Reynaldo Jesus Garcia Filho

Na Escola Paulista de Medicina, foi o Coordenador do Grupo Multidisciplinar de Oncologia de 1998 a 2008 participando da transformação do Grupo em Departamento de Oncologia. Foi Presidente da ISOLS - The International Musculoskeletal Cancer Society de 2003 a 2005, sendo desde 1999 member do Board of Directors . No Brasil é Especialista em Oncologia Ortopédica pela Associação Brasileira de Oncologia Ortopédica (ABOO-SBOT). Publicou três Livros na área da Oncologia Ortopédica e inúmeros artigos no Brasil e no exterior. Na Pós-Graduação em Medicina TRanslacional da UNIFESP é Professor-Orientador com alunos de Mestrado e Doutorado. Seu Doutorado versou sobre a introdução em nosso meio da Biópsia Percutânea do Esqueleto com Agulha . Sua Tese de Livre-Docência foi apresentada após o estudo de 291 cirurgias de tumores ósseos e a não amputação do membro de crianças e adolescentes, com a utilização de próteses especiais para tumores. Em suas Linhas de Pesquisa na Pós-Graduação destacam-se as técnicas de tratamento dos tumores ósseos (osteossarcoma, tumor de Ewing, condrossarcoma), dos sarcomas dos músculos e articulações (lipossarcoma, rabdomiossarcoma, sarcoma sinovial e fibrossarcoma entre outros), das metástases ósseas (secundárias ao câncer de mama, próstata, pulmão, rim e órgãos do sistema digestivo), doenças linfo-proliferativas (linfoma e mieloma), lesões pseudo-tumorais (cistos ósseos, fibromas e granulomas do osso) e doenças osteo-metabólicas como a doença de Paget.

Currículo LattesFale com o docente
Ricardo Weinlich

Biólogo formado pelo Instituto de Biociências da USP em 2000 (Bacharelado e Licenciatura). Mestre (2003) e Doutor (2008) em Imunologia pelo Instituto de Ciências Biomédicas da USP, sob supervisão do Prof. Dr. Gustavo P. Amarante-Mendes. Realizou seu pós-doutorado (2010-2015) no Departamento de Imunologia do St. Jude Children's Research Hospital - EUA, sob supervisão do Dr. Douglas Green. Atualmente trabalha como Pesquisador Científico no Instituto de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein em São Paulo (SP). Tem experiência na área de Imunologia, com ênfase em Imunologia Celular, principalmente em linfócitos T. Atualmente, seus projetos abrangem os diversos tipos de morte celular desencadeados pelos receptores de morte, tais como apoptose e necroptose.

Currículo LattesFale com o docente
Rodrigo Ruano

Nascido em Campinas no dia 27 de março de 1974, possui graduação em Medicina Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1997), Doutorado em Ciências pela Universidade de São Paulo (2005) e Livre-Docência pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente, é professor do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia, Pediatria e Fisiologia da Mayo Clinic College of Medicine e Chefe do serviço de Medicina Materno-Fetal da Mayo Clinic (Rochester, Estados Unidos). Foi professor do Departamento de Obstetrícia e Ginecologia da Baylor College of Medicine (Houston, Texas) e Co-diretor do Centro de Medicina Fetal do Texas Children's Hospital por 6 anos (2010 a 2016). Foi professor Livre-Docente da Disciplina de Obstetrícia e Ginecologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo, médico assistente da Divisão de Obstetrícia e Ginecologia do Hospital Universitário da Universidade de São Paulo (2006-2014). Fez especialização nos Estados Unidos e na França e tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Materno-Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: gestações de alto risco, medicina fetal, ultrassonografia em obstétrica e ginecológica, diagnóstico pré-natal, terapias fetais e hipertensão na gestação.

Currículo LattesFale com o docente
Ronaldo Hueb Baroni

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1995), doutorado em Radiologia pela Universidade de São Paulo (2004), e fellow em pesquisa na Harvard Medical School (2003). Atualmente é médico assistente da Universidade de São Paulo e médico radiologista do Hospital Israelita Albert Einstein. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Radiologia Médica, atuando principalmente nos seguintes temas: ressonância magnética, tomografia computadorizada, radiologia abdominal, urorradiologia.

Currículo LattesFale com o docente
Samira Saady Morhy

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Pará (1984), Mestrado em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1991) e Doutorado em Medicina (Cardiologia) pela Universidade Federal de São Paulo (1995). Atualmente é Presidente do Departamento de Imagem Cardiovascular - Sociedade Brasilieira de Cardiologia; Gerente Médico do Setor de Cardiologia Diagnóstica Não Invasiva e Docente Permanente do Programa Stricto Sensu de Pós Graduação em Ciências da Saúde da Sociedade Brasileira Israelita Beneficente Hospital Albert Einstein. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ecocardiografia, atuando principalmente nos seguintes temas: ecocardiografia, ecocardiografia sob estresse, cardiopatias congênitas, ecocardiografia transesofágica e ecocardiografia tridimensional.

Currículo LattesFale com a docente
Thiago Domingos Correa

Doutor em Ciências pela Disciplina de Anestesiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Título de especialista em Medicina Intensiva pela AMIB. Médico assistente da Unidade de Terapia Intensiva Adultos do Hospital Israelita Albert Einstein. Coordenador do Grupo de Apoio à Pesquisa da Unidade de Terapia Intensiva Adultos do Hospital Israelita Albert Einstein. Médico Pesquisador do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa do Hospital Israelita Albert Einstein.

Currículo LattesFale com o docente

Docentes Colaboradores

Adriana Bastos Conforto

Possui graduação em Medicina pela Universidade Estadual de Campinas (1994), residência em Neurologia pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (1998), especializações em pesquisa nas áreas de Estimulação Magnética Transcraniana/ Reabilitação Neurológica no National Institutes of Health, Estados Unidos (2001) e na Universidade de Berna, Suíça (2003), doutorado em Ciências - Neurologia pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (2005) e Livre-Docência em Neurologia pela Faculdade de Mediicna da Universidade de São Paulo (2010). Atualmente é chefe do Grupo de Doenças Cerebrovasculares e do Laboratório de Neuroestimulação da Divisão de Clínica Neurológica do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (HC/FMUSP), além de Professora Colaboradora e Orientadora Permanente do Programa de Pós-graduação do Departamento de Neurologia da FMUSP. É também pesquisadora do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein e Professora Visitante da Cleveland Clinic. É assessora ad-hoc de agências de fomento à pesquisa (NIH, FAPESP, FAPEMIG e CNPq). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Neurologia, atuando principalmente nas seguintes áreas: doença cerebrovascular, neuroestimulação, neuroplasticidade e reabilitação.

Currículo LattesFale com o docente
Edson Amaro Júnior

Edson Amaro Júnior concluiu o doutorado em Medicina pela Universidade de São Paulo em 2000, é livre docente desde 2007. Atualmente é professor doutor MS-5 do Departamento de Radiologia da Universidade de São Paulo, honorary lecturer - King s College University Of London, médico radiologista do Setor de Ressonância Magnética do InRad do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da USP, Coordenador Científico do Instituto do Cérebro e médico neurorradiologista do Departamento de Imagem do Hospital Albert Einstein. Publicou mais de 100 artigos em periódicos especializados. Atualmente participa de 4 projetos de pesquisa, sendo que coordena 2 destes. Atua na área de Medicina, com ênfase em Ressonância Magnética Funcional. Em suas atividades profissionais interagiu com 405 colaboradores em co-autorias de trabalhos científicos. Em seu currículo Lattes os termos mais freqüentes na contextualização da produção científica, tecnológica e artístico-cultural são: Ressonância Magnética funcional, ressonancia magnética, image analysis, radiologia, event-related fMRI, functional magnetic resonance imaging, parkinson, fmri, neuroimagem funcional e memória operacional.

Currículo LattesFale com o docente
Eliane Antonioli

Bióloga, doutora em Biologia Celular e Estrutural pelo Instituto de Biologia, Unicamp (2007). Realizou pós-doutoramento no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa (IIEP) do Hospital Albert Einstein (2008-2011), com apoio financeiro da FAPESP. Atua como pesquisadora do Programa Locomotor, no IIEP do Hospital Albert Einstein, desenvolvendo projetos de pesquisa básica sobre regeneração da cartilagem analisando a interação entre condrócitos osteoartríticos e células-tronco mesenquimais. Desenvolve pesquisas com foco na regeneração da cartilagem, investigando a interação entre células mesenquimais e condrócitos, avaliando modulação imunológica e interação celular, desenvolvimento de biomateriais e envelhecimento celular. Também atua como coordenadora do curso de Pós-Graduação Lato Sensu em Ortopedia Multiprofissional, do Hospital Israelita Albert Einstein.

Currículo LattesFale com o docente
Gabriel Grizzo Cucato

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Estadual de Londrina (2006) e Doutorado Direto em Ciências na Escola de Educação Física e Esporte da Universidade de São Paulo (2013), na área de concentração em Biodinâmica do Movimento Humano. Atualmente, realiza Pós-Doutorado no Hospital Israelita Albert Einstein. Atua, principalmente, nos seguintes temas: Ergometria e exercício físico para populações especiais, tais como doença arterial periférica, hipertensão arterial, diabetes mellitus e câncer.

Currículo LattesFale com o docente
Moisés Cohen

Graduação em Medicina pelo Centro de Ciências Médicas e Biológicas de Sorocaba da PUC-SP (1977) e Especialização em Ortopedia e Traumatologia na Santa Casa de São Paulo. Realizou o Mestrado no Programa de Pós-graduação em Ortopedia e Traumatologia pela Escola Paulista de Medicina (1990) e o Doutorado em (1994). Realizou Concurso de Provas e Títulos para Professor Livre Docente (2001) no Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Escola Paulista de Medicina da UNIFESP. Em 2006, iniciou a carreira docente no Departamento de Ortopedia e Traumatologia (EPM-UNIFESP) como Professor Adjunto. Em agosto de 2010, foi eleito Chefe do Departamento de Ortopedia e Traumatologia da Escola Paulista de Medicina/ UNIFESP, sendo reconduzido por outros três anos em nov. 2013. Realizou Concurso para PROFESSOR TITULAR do Departamento de Ortopedia e Traumatologia, aprovado em novembro de 2012. Das atividades anteriores: Coordenador pelo Departamento de Ortopedia e Traumatologia na graduação da Escola Paulista de Medicina (2009-2010), implantou e Supervisionou a Residência Médica em Medicina Esportiva no DOT-EPM-UNIFESP (2007-2010) e implantou e Chefiou as atividades do Setor de Traumatologia do Esporte (1997-2010). Orientador no programa de Pós-graduação em Ortopedia e Traumatologia da UNIFESP (1998-2010), e em Ciências Aplicadas ao Aparelho Locomotor - Modalidade Mestrado Profissional (2004-2008). Atualmente é Professor Orientador do Programa de Pós-graduação em Cirurgia Translacional da UNIFESP (Medicina III, Capes nota 6). Revisor e/ou Corpo Editorial dos períodicos ARTHROSCOPY: The Journal of Arthroscopy and Related Surgery, American Journal of Sports Medicine, Cartilage, Clinics (USP), Acta Ortopédica Brasileira, Revista Brasileira de Ortopedia e Editor da Revista Brasileira de Medicina (volume especial Ortopedia); Presidente da ISAKOS biênio 2011-2013. Atualmente atua em três Linhas de Pesquisa, com captação de recursos Fapesp, com projetos regulares e temáticos e CNPq (edital Universal). Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Ortopedia e Traumatologia, atuando principalmente nos seguintes temas: Ortopedia e Traumatologia, Cirurgia do Joelho, Artroscopia e Traumatologia Esportiva. Recadastrado como Professor Orientador no Programa de Pós-graduação em Cirurgia Translacional da Unifesp (Capes nota 6 - 2016-2021) e atual coordenador do Programa de Pós-graduação em Medicina do Esporte e da Atividade Física - Modalidade Mestrado Profissional (2016-2020).

Currículo LattesFale com o docente
Paolo Rogério de Oliveira Salvalaggio

Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (1996), mestrado e doutorado em Cirurgia pela Universidade Federal do Paraná (2000 e 2002), e pós-doutorado em imunologia de transplante (2002). Foi clinical fellow em transplante de múltiplos órgãos da Northwestern University (2002-2005) e completou MBA na John Cook School of Business (2008). Foi Assistant Professor na Saint Louis University e Associate Professor na University of Washington, onde também foi co-diretor do programa de transplantes de pâncreas e rim. Atualmente é professor do curso de Biotecnologia Industrial da Universidade Positivo, Médico de Transplantes do Hospital Israelita Albert Einstein e cientista do Instituto Israelita de Pesquisa Albert Einstein. Atua clinicamente como cirurgião do aparelho digestivo, com ênfase em cirurgia hepatobileopancreática e transplante hepático.

Currículo LattesFale com o docente
Patrícia Severino

Possui graduação em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (1997), mestrado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (2001) e doutorado em Biotecnologia pela Universidade de São Paulo (2006), com projeto de pesquisa desenvolvido no Instituto Pasteur - Paris/França. Atualmente é pesquisadora do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Possui experiência em biologia molecular, genômica funcional e bioinformática; atuando em projetos com ênfase em câncer e microbiologia.

Currículo LattesFale com o docente
Pedro Alves Lemos Neto

É Coordenador Médico da Cardiologia Intervencionista do Hospital Albert Einstein. Professor Livre Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo - FMUSP com PhD em Ciências pela Universidade Erasmus, Rotterdam, Holanda (2004). Graduou-se médico na Universidade de Brasília UnB (1993). Especializado em Cardiologia Clínica e Cardiologia Intervencionista pela FMUSP, é líder do Grupo de Pesquisa em Hemodinâmica e Cardiologia Intervencionista da USP (Diretório CNPq), possui mais de 250 trabalhos completos publicados em periódicos indexados (PubMed), mais de 7 mil citações (h-index: 42), 04 livros, 36 capítulos de livros, 10 orientações de Doutorado concluídas e diferentes patentes. ÁREAS DE ATUAÇÃO E EXPERTISE: Cardiologia Clínica; Cardiologia Intervencionista (coronária aguda e crônica e intervenção cardíaca estrutural), ensaios pré-clínicos experimentais; ensaios clínicos; ciência e tecnologia translacional; Projetos de Desenvolvimento/Parcerias Universidade - Empresa com enfoque no incremento do complexo industrial da saúde brasileiro e Arte/Ciência/Educação (Música e Medicina).

Currículo LattesFale com o docente
Sérgio Podgaec

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (1991), Mestrado em Medicina (Obstetrícia e Ginecologia) pela Universidade de São Paulo (2000), Doutorado em Medicina (Obstetrícia e Ginecologia) (2006) e Livre Docência pela Universidade de São Paulo (2011). Atualmente é Médico assistente da Divisão de Clínica Ginecológica e do Setor de Endometriose do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Saúde Materno-Infantil, atuando principalmente nos seguintes temas: endometriose, laparoscopia e imunologia.

Currículo LattesFale com o docente
Welbert de Oliveira Pereira

Biólogo formado pela Universidade Federal de Juiz de Fora (2001-2005). Doutorado em Imunologia na Universidade de São Paulo (2006-2011). Pós-Doutorado em Ciências no Laboratório de Imunobiologia de Transplantes da Universidade de São Paulo (2013-2014). Em 2009 atuou como Pesquisador Visitante Associado ao Departamento de Medicina Hematológica do King's College London. Em 2010 ingressou no Laboratório Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, atuando no diagnóstico de pacientes onco-hematológicos por citometria de fluxo. Em 2012 tornou-se pesquisador do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa desenvolvendo projetos em imuno-oncologia e biologia celular e molecular do câncer. Foi membro titular do comitê de ética em pesquisas com seres humanos (2013-2015). Desde 2013 é Professor da pós-Graduação em Oncologia e da Graduação em Enfermagem (disciplinas "Imunologia" e "Patologia"), e desde 2015 do curso de Medicina (disciplinas "Células e Genes" e "Agente Hospedeiro") do Hospital Albert Einstein. Responsável pelo núcleo de métodos ativos de ensino, criando, desenvolvendo e implementando novas estratégias de ensino, de avaliação, e indicadores de performance de alunos e professores. Desde 2016 é Consultor Científico do Centro de Inovações Tecnológicas do Hospital Albert Einstein. Áreas de interesse: Biologia celular, molecular e Imunologia do câncer; Métodos ativos de ensino; Inovação Tecnológica na área da saúde.

Currículo LattesFale com o docente

Jovens pesquisadores

Andre Wajnsztejn

Doutor em Ciências da Saúde pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Possui graduação em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (2005). Cursou a residência médica em Ortopedia e Traumatologia na Universidade Federal de São Paulo (2007-2010) e especializou-se em Traumatologia Ortopédica na Universidade Federal de São Paulo (2011). Atua com ênfase em fraturas, especialmente fraturas articulares, pseudoartroses, fraturas osteoporóticas, politraumatizados e lesões ortopédicas complexas. Realizou estágios no Hospital for Special Surgery em NY (2012), na Columbia University em NY (2013) e na BG Unfallklinik em Tuebingen, Alemanha (2014). Faculty Nacional da AO Trauma Brasil desde 2015.

Currículo LattesFale com o docente
Ariê Carneiro

Atua como Urologista e pesquisador no Centro de Oncologia do Hospital Israelita Albert Einstein com ênfase em Uro-Oncologia e Cirurgia Minimamente Invasiva. Possui Doutorado pela Faculdade de Medicina do ABC - em parceria com a Harvard Medical School e Unversité Paris Descartes (bolsista do programa Ciências Sem Fronteiras - CAPES). Atuou como Observer/Research fellow em Urologia na Harvard Medical School (Boston - EUA) e como Clinical fellow em Cirurgia Urológica Minimamente Invasiva e Robótica pela Université Paris Descartes/Institute Mutualiste Montsouris (Paris - França). Possui Título de Especialista em Urologia pela Sociedade Brasileira de Urologia e é certificado em Cirurgia Robótica pelo IRCAD (Strasboug - França) e pelo Colégio Europeu de Cirurgiões. Graduação em Medicina, Residência Médica em Cirurgia Geral e em Urologia pela Faculdade de Medicina do ABC.

Currículo LattesFale com a docente
Caroline Serrano do Nascimento

Docente do programa de Pós-Graduação Stricto Sensu em Ciências da Saúde e Pesquisadora Visitante no Instituto de Ensino e Pesquisa Albert Einstein, Hospital Albert Einstein. Possui graduação em Biologia, Licenciatura Plena (2004) e Bacharelado (2005) pela Universidade Presbiteriana Mackenzie; Mestrado (2008) e Doutorado (2013) em Ciências (Fisiologia Humana) pela Universidade de São Paulo. Realizou pós-doutorado no Departamento de Fisiologia e Biofísica do ICB/USP (2013-2016). Experiência internacional nas seguintes instituições: Universidad Nacional de Córdoba (Argentina, 2010), Yale University (EUA, 2011), Instituto de Investigaciones Biomédicas "Alberto Sols" - Universidad Autónoma de Madrid (Espanha, 2015-2016). Desenvolve estudos na área de Fisiologia, com ênfase em Fisiologia Endócrina, atuando principalmente nos seguintes temas: regulação transcricional e pós-transcricional da expressão gênica, deficiência e excesso de iodo, fisiologia da tireoide, mecanismos epigenéticos, desreguladores endócrinos, desenvolvimento embrionário e diferenciação da glândula tireoide.

Currículo LattesFale com a docente
Igor Rafael Sincos

Doutorado em Ciências pela Disciplina de Clínica Cirúrgica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). Graduação em Medicina pela Universidade Federal do Paraná (UFPR), Residência em Cirurgia Geral e Cirurgia Vascular e Endovascular pela Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP). EMBA pela University of Pittsburgh (Master em Business Administration - Katz School of Business). Ex-Fellow de Cirurgia Endovascular do Hospital Israelita Albert Einstein e do Arizona Heart Institute. Cirurgião Vascular e Endovascular do corpo Clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, Samaritano, Sírio Libanês e São Camilo. Chefe do Serviço de Cirurgia Vascular do Hospital Geral de Carapicuiba / São Camilo e coordenador da Residência de Cirurgia Vascular Hospital Geral de Carapicuiba / São Camilo. Tem experiência na área de Cirurgia Vascular com ênfase em Angioradiologia e Cirurgia Endovascular.

Currículo LattesFale com o docente
João Carlos de Campos Guerra

Possui graduação em Medicina pela Faculdade de Medicina de Itajuba (1993), Doutorado pela Faculdade de Medicina USP (2014), Médico Hematologista e Patologista Clínico Atualmente é médico do Centro de Hematologia de São Paulo - Especialista em Hematologia e Hemoterapia pela UNIFESP Especialista em Patologia Clínica pela Sociedade Brasileira de Patologia Clínica - SBPC Especialista em Hematologia e Hemoterapia pela Associação Brasileira de Hematologia e Hemoterapia ABHH Membro do Corpo Clínico e Responsável pelo Laboratório Clínico do Centro de Hematologia de São Paulo CHSP Representante do Brasil do Grupo Cooperativo Latino Americano de Hemostasia e Trombose - CLAHT - atual vice presidente mandato 2013/1015 Membro da Diretoria Executiva, atual Vice-Presidente, do Centro de Hematologia de São Paulo Professor Colaborador do Programa de Residência Médica em Hematologia e do Programa de Pós-Graduação em Patologia Clínica do Hospital Albert Einstein. Membro do Conselho Deliberativo da ABHH Membro da Equipe de Hematologia, Responsável pelo Setor de Técnicas Especiais em Coagulação - Departamento de Patologia Clínica - Hospital Albert Einstein Membro do Programa de Hematologia e Transplante de Medula Óssea do Hospital Israelita Albert Einstein - HIAE Coordenador de 2 projetos PROADI no Hospital Israelita Albert Einstein - HIAE - "Trabalhos Técnicos.

Currículo LattesFale com o docente
Marcelo Passos Teivelis

Possui graduação em Medicina pela Universidade de São Paulo (2007) e Doutorado em Ciências da Saúde pelo Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein (2016). Atualmente é médico do corpo clínico do Hospital Israelita Albert Einstein, cirurgião vascular e endovascular - AC Camargo Cancer Center e médico cirurgião vascular do Hospital Municipal Vila Santa Catarina.

Currículo LattesFale com o docente
Paulo Vidal Campregher

Possui graduação em MEDICINA pela Universidade Estadual de Campinas (1997), especialização em hematologia, hemoterapia (2002), transplante de medula óssea (2005) pela Universidade Estadual de Campinas e patologia clínica (2015) pela sociedade brasileira de patologia clínica. Foi médico visitante do departamento de trasnplante de medula óssea do Fred Hutchinson Cancer Research Center, Seattle (2006). Tem doutorado em Patologia Clínica pela UNICAMP (2016), pós-doutorado em imunologia pelo Fred Hutchinson Cancer Research Center, Seattle (2009). Foi pesquisador associado do Fred Hutchinson Cancer Research Center, Seattle (2009). Atualmente é médico hematologista do Hospital Israelita Albert Einstein, médico do departamento de patologia clínica do Hospital Israelita Albert Einstein, onde trabalha no desenvolvimento de testes moleculares em onco-hematologia e pesquisador do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Tem experiência na área de Medicina, com ênfase em Hematologia, Oncologia, Imunologia, Biologia Molecular, oncologia de precisão e Transplante de medula óssea.

Currículo LattesFale com o docente
Rui Ferreira Afonso

Possui graduação em Educação Física pela Universidade Federal de Viçosa e mestrado em Psicobiologia pela Universidade Federal de São Paulo (CAPES 7) e doutorado em neurociência pelo Hospital Israelita Albert Einstein. Especialista em Atividade física e qualidade de vida pela UNICAMP, Fisiologia do Exercício pela UNIFESP e Medicina Comportamental pela UNIFESP. Estuda os efeitos do Yoga e Meditação.

Currículo LattesFale com o docente

Programa / Estágio

O Doutorado do Programa em Ciências da Saúde tem duração prevista de 48 meses. Para concluir o curso, o aluno deverá:

  • Cursar e ter aproveitamento em disciplinas totalizando 34 créditos, sendo 27 créditos cursados nas Disciplinas Obrigatórias e pelo menos 07 créditos em Disciplinas Optativas, totalizando 510 horas;
  • Desenvolver, defender e ter aprovado seu Trabalho de Conclusão de Curso, consolidando mais 60 créditos.
AtividadeCrédito
Disciplinas (obrigatórias e optativas)34
Trabalho de Conclusão de Curso60
* Cada crédito equivale a 15/horas aula.

Programa completo

Grade curricular do Doutorado
Disciplinas obrigatóriasCréditosDocente responsável
Estatística e Bioestatística I02Ary Serpa Neto e Elivane da Silva Victor
Estatística e Bioestatística II02Ary Serpa Neto e Elivane da Silva Victor
Pesquisa Bibliográfica, Bibliometria e Cientometria02Andréa Laurato Sertié e Edna Terezinha Rother
Noções Fundamentais de Biologia Celular e Molecular05Ricardo Weinlich e Luciana Cavalheiro Marti
Metodologia Científica e Noções Fundamentais de Epidemiologia04Márcio Bittencourt e Mário Lenza
Empreendedorismo e Inovação02José Claudio Cyrineu Terra
Ética em Pesquisa04Eduardo Juan Troster
Pré-requisito para cursar a disciplina de Didática (assistir exames de qualificação e defesas)01Celso Rebello e Elisa Harumi Kozasa
Didática - Abordagens de ensino e estratégias de comunicação03Celso Rebello e Elisa Harumi Kozasa
Redação Científica03Anna Carla Goldberg e Ises de Almdeida Abrahamsohn
Mínimo de créditos exigidos das obrigatórias: 27
Grade curricular do Doutorado
Disciplinas optativasCréditosDocente responsável
Gestão em Pesquisa03Luiz Vicente Rizzo
Métodos de Imagem em Estudos Pré-Clínicos e Clínicos02Lionel Fernel Gamarra e Ronaldo Hueb Baroni
Escrevendo seu artigo científico em inglês02Analia Arevalo
Pesquisas em Intervenções Mente-Corpo02Elisa Harumi Kozasa
Aspectos Específicos da Pesquisa em Medicina Molecular03Ricardo Weinlich
Aspectos específicos da pesquisa em pacientes críticos incluindo modelos experimentais03Adriano José Pereira
Aspectos específicos da pesquisa em doenças neurológicas incluindo modelos experimentais03Elisa Kozasa, Luis Otavio S. F. Caboclo e Patricia M. de Carvalho Aguiar
Aspectos específicos da pesquisa em Envelhecimento03Marcel Liberman
Escrevendo seu artigo científico em inglês02Analía Arevalo
Tópicos avançados em ensino e aprendizagem03Welbert de Oliveira Pereira
Participação nas atividades complementares oferecidas ou apoiadas pelo Programa que envolvem: seminários, palestras, eventos científicos, reuniões científicas, Journal Club02Coordenação do Programa
Apresentação oral ou pôster em congresso internacional, realizado fora do Brasil, de resultados vinculados ao projeto de pesquisa do aluno01Coordenação do Programa
Apresentação oral ou pôster em congresso nacional de resultados vinculados ao projeto de pesquisa do aluno0,5Coordenação do Programa
Publicação de artigo científico vinculado ao projeto de pesquisa do aluno, antes do exame de qualificação, com Fator de Impacto = 1.1, sendo o aluno 1º autor e o orientador último autor03Coordenação do Programa
Mínimo de créditos exigidos das optativas: 07
Créditos Complementares
Disciplinas optativasCréditosDocente responsável
Atividades de inserção social promovidas pelo Programa02Coordenação do Programa
Total de créditos exigidos no Doutorado: 34

Nivel Mestrado

O Mestrado Acadêmico em Ciências da Saúde tem duração prevista de 24 meses. Para concluir o curso, o aluno deverá:

  • Cursar e ter aproveitamento em disciplinas totalizando 30 créditos, sendo 27 créditos cursados nas Disciplinas Obrigatórias e 03 créditos em Disciplinas Optativas, totalizando 450 horas;
  • Desenvolver, defender e ter aprovado seu Trabalho de Conclusão de Curso, consolidando mais 40 créditos.
AtividadeCrédito
Disciplinas (obrigatórias e optativas)30
Trabalho de Conclusão de Curso40
* Cada crédito equivale a 15/horas aula
Grade curricular do Mestrado
Disciplinas obrigatóriasCréditosDocente responsável
Estatística e Bioestatística I02Ary Serpa Neto e Elivane da Silva Victor
Estatística e Bioestatística II02Ary Serpa Neto e Elivane da Silva Victor
Pesquisa Bibliográfica, Bibliometria e Cientometria02Andréa Laurato Sertié e Edna Terezinha Rother
Noções Fundamentais de Biologia Celular e Molecular05Ricardo Weinlich e Luciana Cavalheiro Marti
Metodologia Científica e Noções Fundamentais de Epidemiologia04Márcio Bittencourt e Mário Lenza
Empreendedorismo e Inovação02José Claudio Cyrineu Terra
Ética em Pesquisa04Eduardo Juan Troster
Pré-requisito para cursar a disciplina de Didática (assistir exames de qualificação e defesas)01Celso Rebello e Elisa Harumi Kozasa
Didática - Abordagens de ensino e estratégias de comunicação03Celso Rebello e Elisa Harumi Kozasa
Redação Científica03Anna Carla Goldberg e Ises de Almeida Abrahamsohn
Mínimo de créditos exigidos das obrigatórias: 27
* Disciplinas optativasCréditosDocente Responsável
Gestão em Pesquisa03Luiz Vicente Rizzo
Escrevendo seu artigo científico em inglês02Analia Arevalo
Pesquisas em Intervenções Mente-Corpo02Elisa Harumi Kozasa
Aspectos específicos da pesquisa em medicina molecular03Ricardo Weinlich
Aspectos específicos da pesquisa em pacientes críticos incluindo modelos experimentais03Adriano José Pereira
Aspectos específicos da pesquisa em doenças neurológicas incluindo modelos experimentais03Elisa Kozasa, Luis Otavio S. F. Caboclo e Patricia M. de Carvalho Aguiar
Aspectos específicos da pesquisa em Envelhecimento03Marcel Liberman
Escrevendo seu artigo científico em inglês02Analia Arevalo
Métodos de Imagem em Estudos Pré-Clínicos e Clínicos02Lionel Fernel Gamarra e Ronaldo Hueb Baroni
Tópicos avançados em ensino e aprendizagem03Welbert de Oliveira Pereira
Participação nas atividades complementares oferecidas ou apoiadas pelo Programa que envolvem: seminários, palestras, eventos científicos, reuniões científicas, Journal Club02Coordenação do Programa
Apresentação oral ou poster em congresso internacional, realizado fora do Brasil, de resultados vinculados ao projeto de pesquisa do aluno01Coordenação do Programa
Apresentação oral ou pôster em congresso nacional de resultados vinculados ao projeto de pesquisa do aluno0,5Coordenação do Programa
Publicação de artigo científico vinculado ao projeto de pesquisa do aluno, antes do exame de qualificação, com Fator de Impacto = 1.1, sendo o aluno 1º autor e o orientador último autor03Coordenação do Programa
Créditos Complementares
Disciplinas optativasCréditosDocente responsável
Atividades de inserção social promovidas pelo Programa01Coordenação do Programa
Total de créditos exigidos no Mestrado: 30

Perfil

Indivíduos com formação superior completa, provenientes de graduação em áreas da saúde ou de outras áreas com potencial para formação e pesquisa aplicada em saúde. A condição mais importante para a admissão ao Programa será a vocação para pesquisa e atividade acadêmica.

Objetivo do Curso

  • O Programa tem como objetivo formar um profissional totalmente capacitado para atuar em pesquisa e ensino em instituições de ensino superior ou institutos de pesquisa, pesquisa em áreas de conjunção com empresas ou em setores de gestão da saúde. Este profissional será capaz de gerar conhecimento e formar novos pesquisadores de forma independente e de nuclear novos grupos de pesquisa.
  • Para este fim, os alunos cursarão um forte núcleo de disciplinas obrigatórias instrumentais, permitindo que o desenvolvimento e a formação almejados possam ocorrer de fato. Essas disciplinas serão coordenadas por profissionais de alta competência e o seu conteúdo visará à formação efetiva de um profissional de pesquisa e docência acadêmica qualificado em todos os aspectos necessários para o pleno exercício de sua função.
  • Considenrando-se a conhecida deficiência do número de pesquisadores e doutores necessários para o nosso país, os profissionais formados deverão ter impacto significativo na manutenção de Programas de Pós-Graduação stricto sensu já existentes, na consolidação de programas em formação e na nucleação de grupos de pesquisa em outras instituições de ensino superior, institutos de pesquisa e áreas de aplicação não acadêmica, como gestão de Saúde e áreas de pesquisa clínica e experimental de indústrias farmacêuticas.

Após cumprir os créditos nas disciplinas, elaboração e defesa pública da dissertação ou tese e publicação do artigo científico, o aluno receberá o Titulo de Mestre ou Doutor em Ciências da Saúde.

Investimento

O Programa de Pós-Graduação Acadêmica em Ciências da Saúde, em nível de Mestrado e Doutorado, oferecerá cursos gratuitos para o aluno. Assim, não há taxa de inscrição, matrícula ou mensalidade para nenhum aluno, seja ele brasileiro ou estrangeiro.

Processo Seletivo

O processo seletivo será composto de duas fases, todas eliminatórias: 1ª fase de inscrição, 2ª fase com análise do projeto de pesquisa e entrevista com a banca examinadora. Confira os detalhes de cada fase:

1º fase (eliminatória) - Inscrição

Até 25/11/2020, o candidato deverá completar os seguintes passos:

  • Preencher a ficha de inscrição disponível no site;
  • Entregar na Secretaria da Pós-Graduação Acadêmica todos os documentos solicitados para inscrição.
  • Confira aqui a lista completa de documentos para inscrição. Os documentos podem ser entregues pessoalmente ou encaminhados para a Secretaria de Pós-Graduação Acadêmica com AR (Aviso de Recebimento) e data limite de postagem em 25/11/2020. Os dados do destinatário são: Secretaria de Pós-Graduação Acadêmica Av. Albert Einstein, 627 - 2º subsolo, Bloco A, Morumbi – São Paulo – SP CEP: 05652-900.

2º Fase (eliminatória)

Avaliação do Projeto de Pesquisa e Entrevista com a Comissão Julgadora

Parte I – Análise do projeto de pesquisa

Data: 30/11/2020.

O projeto de pesquisa - aprovado nas instâncias éticas institucionais - de cada candidato inscrito será encaminhado para os membros da Comissão em 30/11/2020. Serão analisados os seguintes critérios:

  • O projeto de pesquisa será extraído diretamente do SGPP – Sistema Gerenciador de Projeto de Pesquisa.
  • Cada membro da banca examinadora atribuirá notas de 0 (zero) a 10 (dez) aos projetos de pesquisa.

Parte II – Entrevista com a banca examinadora no modo on line

Data: A entrevista on-line com a banca será agendada em um dos dias disponíveis: 09, 10 ou 11/12/2020, entre 8h e 18h30.

Baixe o template para apresentação clicando aqui.

Cada membro da banca examinadora atribuirá notas de 0 (zero) a 10 (dez) aos candidatos.

A média mínima das notas dos três membros da Comissão Julgadora para aprovação nesta fase deverá ser igual ou superior a 7,0 (sete).

Resultado Final

O candidato será aprovado ao concluir as duas fases estabelecidas neste edital e obtiver, no mínimo, média 7,0 (sete) na 2ª fase - Avaliação do projeto e entrevista com a Comissão Julgadora.

Os 30 primeiros colocados, com média mínima de 7,0, estarão aprovados no processo seletivo e aptos para realizarem a matrícula.

Em caso de empate, as notas do candidato na 2ª fase - Parte II serão utilizadas para desempate.

O resultado do processo seletivo será divulgado em 18 de dezembro de 2020, a partir das 17 horas, no site https://ensino.einstein.br/mestrado-doutorado/pt-br

Matrícula

Após divulgação do resultado, o aluno aprovado deverá comparecer na Secretaria de Pós-Graduação Acadêmica para efetivação de sua matrícula.

  • Datas: Mestrado - 04/01 a 05/02/2021 | Doutorado - 04/01 a 02/06/2021;
  • Horário: das 8h às 16h;
  • Local: Unidade Morumbi | Local: Av. Albert Einstein, 627, 2º subsolo, Bloco A, Morumbi, São Paulo, CEP 05652-900.

Documentação necessária para a matrícula

Entrega dos requerimentos de matrícula e de disciplinas. Disponíveis para download: Requerimento de disciplinas / Requerimento de matrícula / Compromisso com os prazos.

Perguntas Frequentes

Qual a diferença entre o mestrado acadêmico e o mestrado profissionalizante?

Mestrado Profissional é a designação do Mestrado que enfatiza estudos e técnicas diretamente voltadas ao desempenho de um alto nível de qualificação profissional. Como todo programa de pós-graduação stricto sensu, tem a validade nacional do diploma condicionada ao reconhecimento prévio do curso (Parecer CNE/CES 0079/2002). O Mestrado Acadêmico enfatiza a formação de profissionais voltados à atividade em instituições de ensino superior, quer seja Ensino ou Pesquisa.

O curso será pago?

O Programa de Pós-Graduação Acadêmica em Ciências da Saúde, em nível de Mestrado e Doutorado, oferecerá cursos gratuitos para o aluno. Assim, não há taxa de inscrição, matrícula ou mensalidade para nenhum aluno, seja ele brasileiro ou estrangeiro.

Como e em quais instituições posso pleitear bolsa de estudo?

Os alunos que possuem qualquer tipo de vínculo empregatício não são elegíveis para solicitação de bolsas individuais de apoio à pesquisa junto às agências de fomento (CAPES, CNPq e FAPESP). O aluno que se dedicar exclusivamente ao mestrado ou doutorado poderá solicitar um pedido de bolsa individual às agências de fomento por meio do Escritório de Apoio Institucional ao Pesquisador, disponível no Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa.

Que tipo de trabalho deve ser apresentado na conclusão de uma pós-graduação stricto sensu?

Do candidato ao Mestrado exige-se dissertação, sobre a qual será examinado, na qual revele domínio do tema escolhido e capacidade de sistematização. Para o grau de Doutor, requer-se defesa de tese que represente trabalho de pesquisa importando em real contribuição para o conhecimento do tema. (Fonte: CAPES)

É possível conciliar o trabalho remunerado durante o curso de mestrado e doutorado?

Sim, é possível. Dos alunos matriculados, 80% trabalham em regime celetista (CLT). A carga horária dos cursos é muita densa e, por isso, exige dos alunos e orientadores um bom planejamento e respeito aos cronogramas. A maioria dos nossos alunos ingressam inicialmente como alunos especiais, cursando algumas disciplinas e avançando com o projeto de pesquisa. As disciplinas têm cinco anos de validade da data de sua conclusão.

Como eu faço para participar do processo seletivo?

O primeiro passo é você ter o aceite do orientador. Entre em contato com ele, se apresente e fale de seus interesses e expectativas. Neste mesmo site, no link “Corpo Docente”, está a relação dos docentes credenciados, seus currículos para análise e os respectivos e-mails. Confira o último edital realizado, que também está disponível neste mesmo site. Verifique todas as etapas e nos contate em caso de dúvidas.

Tem aula a distância no curso de mestrado e doutorado?

Não. Todas as aulas são presenciais, durante a semana e no horário comercial. Não temos aulas nos finais de semana, nem à noite. A grade de aulas está disponível neste site.

Para mais informações, consulte a página da CAPES.

Fale Conosco

Secretaria Acadêmica

  • Av. Albert Einstein, 627, 2º subsolo, Bloco A - Morumbi, São Paulo, CEP 05652-900;
  • Telefone: (55 11) 2151-0800;
  • Fax: (55 11) 2151-0273;
  • De segunda à sexta-feira, das 8h às 16h;
  • E-mail: pgacademica@einstein.br

Endereço Das Aulas

Unidade Morumbi

Av. Albert Einstein, 627 1º subsolo, Bloco A - Morumbi, São Paulo, CEP: 05652-900

Conteúdo Livre

Clique aqui e faça o download do Regimento da Pós-Graduação Acadêmica em Ciências da Saúde da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein.

Coordenação

Coordenador

Luiz Vicente Rizzo

Médico. Diretor Superintendente do Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Professor Titular da Universidade de São Paulo - Departamento de Imunologia - ICB-USP (2005-2010). Chefe do Ambulatório de Imunodeficiências Primárias – HCFMUSP (1999-2008). Secretário Geral do 13º Congresso Internacional de Imunologia. Vice-Presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia (2000-2001). Presidente da Sociedade Brasileira de Imunologia (2006-2007). Membro titular da Academia de Ciências do Estado de São Paulo.

Currículo LatesFale com o coordenador

Comissão de pós graduação CPG

A Administração Geral e o planejamento do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde ficarão a cargo de uma Comissão denominada Comissão de Pós-Graduação (CPG). A CPG é constituída por representantes de todas as linhas de pesquisa:

Membros titulares

Membros Suplentes