CONHEÇA O EINSTEIN DE PERTO!

ESTUDANTES / INTERESSADOS - visita individual

Clique aqui e agenda um bate papo com a coordenação do curso (online ou presencial). No presencial, você poderá fazer um tour guiado pela unidade.

ESCOLAS / CURSINHOS - visita em grupo

Clique aqui, agende a visita em nossas unidades e traga seus alunos para conhecer o Einstein.

Graduação em Fisioterapia

Imagem ilustrativa

Sobre o curso

A Graduação em Fisioterapia da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE) foi autorizada pelo MEC, segundo a Portaria No 597, de 16 de dezembro de 2020. Com um currículo inovador, inspirado em faculdades internacionais e seguindo a Diretriz Curricular Nacional de Fisioterapia, o curso integra as disciplinas por sistemas durante os cinco anos de duração, além de oferecer aos alunos o contato com leitura crítica e escrita de artigos desde o primeiro ano.

Nosso diferencial é o uso de metodologias ativas, que proporcionam uma aprendizagem colaborativa, como o Team Based Learning (TBL), atividades no Centro de Simulação Realística, estudo de caso, entre outros.

A experiência prática também é ofertada desde o início do curso, sincronizada com as aulas teóricas, por meio de atividades em laboratórios e campos de estágio, como a Clínica-escola, o SUS e o Hospital Israelita Albert Einstein, abrangendo, assim, diversas áreas de atuação.

Com toda essa estrutura, o aluno tem a possibilidade de agregar à formação acadêmica com pesquisa, extensão universitária e inovação.

  • Modalidade: Presencial
  • Duração: 5 anos (10 semestres)
  • Período: Matutino
  • Unidade: CESAS - Morato
  • Investimento: 12 parcelas de R$ 2.320 por ano (Mensalidade de 2023)

Preencha os campos abaixo e receba um e-mail quando o curso abrir inscrições.

A Faculdade

A Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE) foi fundada em 1955. Três anos mais tarde, Hans Albert Einstein, filho do renomado Físico Albert Einstein, assentou a pedra fundamental daquele que se tornaria o mais conceituado Hospital da América Latina.

Em 28 de julho de 1971, foi inaugurado o Hospital Israelita Albert Einstein, uma instituição que cresceu e se desenvolveu, consolidando-se como um importante centro médico-hospitalar de alta complexidade, reunindo um conceituado corpo de profissionais da saúde e dispondo das mais avançadas tecnologias hospitalares.

O modelo de atuação da Sociedade Beneficente Israelita Brasileira Albert Einstein (SBIBAE) é formado por quatro pilares: Assistência, Responsabilidade Social, Ensino e Educação, e Pesquisa e Inovação.

A Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein (FICSAE), que integra o Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa (IIEP), possui mais de 30 anos de história, desde a inauguração da Graduação em Enfermagem, primeiro curso da Faculdade, em 1989. A Graduação em Medicina foi o segundo curso, aprovado pelo MEC em 2015, e, em 2020, foi aprovada a terceira Graduação - a de Fisioterapia.

Infraestrutura

A Faculdade possui uma estrutura moderna, com recursos tecnológicos que estimulam a aprendizagem dos alunos de maneira participativa, e salas de aula e laboratórios projetados para facilitar a interação professor e alunos.

Salas de Trabalho em Grupo

Com estrutura flexível, permitem montagens conforme necessidade da aula, facilitando a dinâmica em grupos.

Salas de Trabalho em Grupo

Laboratório de Anatomia

Dispõe de bancadas que comportam 60 alunos, armários suspensos e pias, em uma área total de 84 m2, para atender às necessidades prático-pedagógicas das disciplinas de Anatomia Musculoesquelética e Neural, Anatomia Humana e Ciências Biomédicas I.

Laboratório de Anatomia

Laboratório Multiprofissional

Dispõe de bancadas que comportam 60 alunos, pias, armários suspensos, quadro branco e televisor, bem como uma importante relação de materiais, vidrarias, reagentes analíticos, além de outros equipamentos e materiais permanentes e de consumo. Estes insumos e recursos tecnológicos são adequados e suficientes para atender às necessidades prático-pedagógicas do estudo de aspectos celulares e moleculares das ciências da vida da disciplina de Ciência Biomédica I.

Laboratório Multiprofissional

Laboratório de Morfologia

Área composta por bancadas com 30 computadores e duas telas de alta definição, com o objetivo de proporcionar maior contextualização dos conceitos de morfologia macro e micro para o ensino de Anatomia e Fisiologia e atender às necessidades prático-pedagógicas das disciplinas de Anatomia Musculoesquelética e Neural, Anatomia Humana e Ciências Biomédica I.

Laboratório de Morfologia

Laboratório de Procedimentos

Espaço montado semelhante a uma enfermaria de internação, projetado para treinamento de procedimentos de assistência ao paciente. É composto por camas hospitalares, material de reanimação e uma grande quantidade de materiais de uso hospitalar, além de manequins e equipamentos. Atende às necessidades prático-pedagógicas das disciplinas de Fisioterapia Cardiopulmonar I e II e Fisioterapia Prática Clínica I.

Laboratório de Procedimentos

Laboratório de Cinesioterapia

Espaço de 200 m² composto por macas, equipamentos e materiais para realizar atividades práticas específicas de Fisioterapia relacionadas às disciplinas de Fisiologia do Exercício, Fisioterapia Cardiopulmonar I e II, Fisioterapia – Prática Clínica I, Fisioterapia Musculoesquelética e Neurológica Avançada.

Clínica de Fisioterapia

Espaço para a realização do estágio em diversas áreas ambulatoriais de pacientes adultos e pediátricos (Neurologia, Respiratória, Ortopedia, Cardiologia, entre outras).

Clínica de Fisioterapia

Centro de Simulação Realística (CSR)

Local composto por método avançado de treinamento em ambiente hospitalar. Apoiado por alta tecnologia, que reproduz experiências da vida real por meio de cenários clínicos, tem o objetivo de garantir a segurança no processo de assistência ao paciente. A utilização do CSR está inserida como estratégia de ensino em disciplinas do curso de Graduação em Fisioterapia.

Centro de Simulação Realística (CSR)

Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas (SEIB)

As Bibliotecas dispõem de livros impressos, e-books e periódicos. Possuem terminais para acesso eletrônico ao mais completo acervo de publicações nacionais e internacionais na área da saúde, disponibilizado também por acesso remoto.

Sistema Einstein Integrado de Bibliotecas (SEIB)

Área de Convivência

Amplo espaço livre, que permite a interação de alunos e professores dos diversos cursos, promovendo vínculos de amizade importantes para o desenvolvimento pessoal, acadêmico e profissional. A área também é utilizada para exposições, feiras, workshops e eventos culturais.

Área de Convivência

Centro Einstein de Esportes e Bem-estar (CEEBE)

Espaço de convivência, localizado no Morumbi, próximo ao Hospital, com foco na prática esportiva e que visa ao bem-estar físico e psicológico dos estudantes, apoiando o indivíduo durante sua experiência no Einstein. Clique aqui e saiba mais.

Centro Einstein de Esportes e Bem-estar (CEEBE)

Corpo Docente

Diretoria

Dr. Alexandre Holthausen Campos, foto de perfil.

Dr. Alexandre Holthausen Campos

Pós-doutorado pela Universidade de Atlanta-Morehouse School of Medicine. Doutor em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo. Atualmente é Diretor de Graduação em Medicina e Diretor Acadêmico de Ensino junto ao Instituto Israelita de Ensino e Pesquisa Albert Einstein. Experiência em Educação Médica na área de Biologia Geral, com ênfase em Biologia Celular e Molecular, atuando principalmente nos seguintes temas: biologia de células mesangiais e de musculatura lisa vascular.

Acesse o Currículo Lattes

Coordenação

Dra. Karina Tavares Timenetsky, foto de perfil.

Dra. Karina Tavares Timenetsky

Doutora em Ciências Médicas pela Faculdade de Medicina da USP. Especialista em Fisioterapia Respiratória pela Irmandade Santa Casa de Misericórdia de São Paulo. Graduação em Fisioterapia pela Universidade Metodista de São Paulo. Docente do Mestrado Profissional em Enfermagem e do Mestrado Profissional em Ensino do Hospital Israelita Albert Einstein. Docente dos programas de Pós-graduação em Fisioterapia e tutora de cursos de ensino a distância do Hospital Israelita Albert Einstein. Coordenadora da Pós-graduação Semipresencial de Fisioterapia em Terapia Intensiva do Hospital Israelita Albert Einstein. Experiência na área de Fisioterapia, com ênfase em terapia intensiva, ventilação mecânica, monitorização cardiorrespiratória, reabilitação cardiopulmonar.

Acesse o Currículo Lattes

Corpo Docente

Objetivos e Qualificações

A Graduação em Fisioterapia tem como objetivo formar fisioterapeutas com sólida e abrangente fundamentação técnico-científica, por meio da articulação entre o ensino, pesquisa, assistência e gestão, inserindo no mercado cidadãos transformadores do ambiente e propagadores de conhecimentos, valores e princípios que devem transversalizar a formação e que orientam o perfil do futuro profissional.

O programa tem como propósito desenvolver habilidades com o olhar voltado para o movimento humano em todas as suas formas de expressão e potencialidades, com evidência na funcionalidade humana, compreendendo todas as atividades realizadas pela pessoa na sua relação com o meio ambiente, sociedade e no contexto biopsicossocial.

Também serão desenvolvidas competências para resolução de problemas em amplo aspecto, seja no setor público, setor privado e filantrópico, de modo a proporcionar vivências em territórios e equipamentos sociais que possibilitem a interprofissionalidade e o trabalho em equipe.

Além disso, o desenvolvimento de competências como pensamento crítico, inovação, criatividade, proatividade, capacidade analítica, habilidade de solucionar problemas complexos, liderança e inteligência emocional são continuamente estimuladas em nossos discentes.

A formação generalista, por meio da experiência em todas as áreas de atuação da Fisioterapia (Ortopedia, Neurologia, Cardiologia, Respiratória, Musculoesquelética, Esportiva, Ergonomia, Saúde da Mulher, Saúde da Família, Pediatria, Neonatologia, etc.), capacita o profissional para atuar em atividades de promoção da saúde, prevenção, recuperação/reabilitação e atenuação de problemas de saúde/doenças dirigidas à funcionalidade humana, no paciente pediátrico e adulto.

Metodologia de Ensino

As disciplinas da Graduação em Fisioterapia são integradas por sistemas ao longo dos anos, permitindo maior interação entre os assuntos abordados nas aulas.

A metodologia de ensino escolhida para o curso é a metodologia ativa, que engloba atividades em que o estudante é responsável pelo seu processo de aprendizagem. Essa forma de ensinar permite o desenvolvimento das competências socioemocionais, amplificando a retenção da aprendizagem por meio da ativação de estruturas cerebrais límbicas envolvidas no processamento das emoções.

A experiência prática contempla aulas em laboratórios e estágios nas diversas áreas de atuação da Fisioterapia, nos setores público e privado.

Matriz Curricular – Graduação em Fisioterapia

Carreira e Estágios

Carreira

O fisioterapeuta atua na atenção básica, média complexidade e alta complexidade, nos setores públicos e privados, e realiza atividades de promoção e prevenção da saúde, recuperação/reabilitação, prevenção e atenuação de problemas de saúde/doenças, dirigidas à funcionalidade humana, no paciente pediátrico e adulto.

Dessa forma, o fisioterapeuta pode atuar em diversas áreas assistenciais, de várias especialidades reconhecidas, como Acupuntura, Cardiorrespiratória, Neuro-funcional, Quiropraxia e Osteopatia, Traumato-ortopédica Funcional, Esportiva, Fisioterapia do Trabalho, Dermato-funcional, Saúde Coletiva, Urogineco-funcional e Saúde da Mulher), assim como gestão, educação e atuação empresarial.

Estágios

A Graduação em Fisioterapia oferece aos alunos estágios curriculares nas diversas áreas do ciclo profissional, proporcionando ampla correlação teórico-prática durante o desenvolvimento das atividades, com base no rigor científico e intelectual e pautado em princípios éticos.

Durante o estágio curricular, o aluno tem a oportunidade de vivenciar problemas reais, desenvolver atividades práticas e exercer o raciocínio crítico, utilizando recursos teóricos previamente aprendidos para solução dos problemas enfrentados, sempre orientado e supervisionado por docente especializado na respectiva área.

O estágio curricular é realizado em clínicas internas, assim como instituições públicas e privadas de saúde. Além do próprio Hospital Israelita Albert Einstein, os alunos atuam no Hospital Municipal Vila Santa Catarina - Dr. Gilson de C. Marques de Carvalho, Unidades Básicas de Saúde (UBS), Centro de Reabilitação Giséle e Jacques Szlezynger e Clínica de Fisioterapia (Unidade Vila Mariana do Hospital Israelita Albert Einstein).

Já o estágio extracurricular pode ser realizado pelo aluno nos diversos setores do Hospital.

Carga horária de estágio: 970 horas.

Atividades Extracurriculares

Programa de Iniciação Científica da FICSAE

O Programa de Iniciação Científica da Faculdade Israelita de Ciências da Saúde Albert Einstein tem por objetivo o desenvolvimento do pensamento científico e a iniciação à pesquisa, por meio da participação dos alunos em pesquisas aprovadas na instituição, com orientação de pesquisadores e docentes do Einstein.

Regulamento

Clique aqui e confira o regulamento do programa de Iniciação Científica.

Processos de Execução

Etapas do processos de execução. Primeira Etapa - Aluno e Orientador: planejam em conjunto as etapas que farão parte das atividades de Iniciação Científica, incluindo os acordos de tempo de dedicação, cronograma, metas e a periodicidade dos encontros entre aluno e orientador. Segunda Etapa - Programa de Iniciação Científica: realizará encontros semestralmente com os alunos para acompanhar o andamento das atividades de pesquisa. Terceira Etapa - Programa de Iniciação Científica: realizará reuniões periódicas com os orientadores que já possuem alunos para esclarecimento de dúvidas e sobre a condução da orientação. Quarta Etapa - Aluno e Orientador: entregam relatório de acompanhamento de IC após seis meses do início do projeto. Quinta Etapa - Aluno e Orientador: Aluno e orientador: entregam relatório cientifico final após o término do projeto. Sexta Etapa: Programa de Iniciação Científica: emitirá certificados de conclusão de Iniciação Científica após validação do relatório científico final pelo Comitê do Programa.

Etapas do processos de execução:

  1. Aluno e Orientador: planejam em conjunto as etapas que farão parte das atividades de Iniciação Científica, incluindo os acordos de tempo de dedicação, cronograma, metas e a periodicidade dos encontros entre aluno e orientador;
  2. Programa de Iniciação Científica: realizará encontros semestralmente com os alunos para acompanhar o andamento das atividades de pesquisa;
  3. Programa de Iniciação Científica: realizará reuniões periódicas com os orientadores que já possuem alunos para esclarecimento de dúvidas e sobre a condução da orientação;
  4. Aluno e Orientador: entregam relatório de acompanhamento de IC após seis meses do início do projeto;
  5. Aluno e Orientador: entregam relatório cientifico final após o término do projeto;
  6. Programa de Iniciação Científica: emitirá certificados de conclusão de Iniciação Científica após validação do relatório científico final pelo Comitê do Programa.

Monitoria

Proporciona ao aluno a vivência acadêmica junto ao pesquisador/docente, auxiliando-o na organização de suas atividades de pesquisa e de ensino, realizando revisão bibliográfica, incluindo dados em bancos específicos, orientando alunos de séries anteriores à cursada pelo monitor e realizando pesquisas de materiais enriquecedores para a aula do professor, de acordo com a demanda.

Programa de Extensão Universitária

Faz parte do processo educativo, cultural e científico, que vincula as atividades de ensino com a sociedade. Os docentes, ao longo do curso, propõem projetos de extensão com envolvimento dos alunos.

O Programa tem como principais objetivos:

  • Expandir a interação entre a instituição de ensino e a comunidade externa;
  • Contribuir para a formação de profissionais-cidadãos aptos a responder à melhoria das condições sociais da comunidade externa;
  • Preparar o exercício da cidadania e sua qualificação para o trabalho.

Os projetos de extensão são abrangentes, multidisciplinares e multiprofissionais e contemplam alunos de todos os cursos de Graduação.

Apoio ao Estudante

Bolsa De Estudos Por Critério Socioeconômico

O programa de bolsas de estudos concedidas por critério socioeconômico para alunos da Graduação em Fisioterapia oferece desconto de até 100% do valor da mensalidade. A bolsa é renovada automaticamente até o 10º semestre de graduação (5º ano completo), desde que comprovada a manutenção dos critérios socioeconômicos que permitiram a concessão do benefício, assim como a ausência de reprovação ou medida disciplinar maior de qualquer natureza. A cada ano, a instituição poderá solicitar a atualização de documentos que confirmem que o aluno continua atendendo aos critérios exigidos.

Acesse aqui a política de concessão de bolsa de estudo por critério socioeconômico.

Processo de Solicitação e Concessão Bolsa de Estudo por Critério Socioeconômico

Os candidatos interessados na bolsa de estudos por critério socioeconômico devem enviar sua solicitação somente após realizarem sua inscrição no vestibular. Todas as solicitações serão analisadas e priorizadas de acordo com critérios socioeconômicos estabelecidos pela instituição e direcionados conforme classificação obtida no vestibular. O resultado será comunicado por e-mail, juntamente com a aprovação do candidato no Vestibular.

Confira detalhes da solicitação de bolsa de estudo por critério socioeconômico para vestibulandos:

  1. Modelo de formulário a ser preenchido;
  2. Lista de Documentos necessários para solicitação on-line de Bolsa de Estudos;

Monitoria Remunerada

Oferece aos alunos a possibilidade de participar de monitorias, nas quais os alunos selecionados executam atividades não assistenciais, no período da tarde, em diversas áreas do Hospital Israelita Albert Einstein. As atividades desenvolvidas pelos monitores incluem levantamento de dados dos prontuários eletrônicos, logística para treinamento de profissionais, construção de planilhas entre outras. As vagas de monitoria são divulgadas no decorrer do ano letivo, de acordo com a necessidade dos gestores das áreas do Einstein. Para concorrer, o aluno deve estar devidamente matriculado, realizar inscrição e participar de entrevista com o gestor da área escolhida nas datas pré-estabelecidas pela Instituição. Após a aprovação, o estudante desenvolverá atividades de acordo com a proposta da área solicitante e será contemplado com um desconto correspondente a carga horária da monitoria, podendo ser de 80, 45 e 20h/mês, valor hora de R$15,50.

NAE (Núcleo de Apoio ao Estudante)

Para o Einstein, excelência no ensino vai além de oferecer metodologias inovadoras e os mais capacitados docentes. É também inserir no mercado indivíduos física e mentalmente sadios, aptos a enfrentarem as dificuldades relacionadas ao exercício profissional na área da saúde. Conheça as iniciativas do NAE aqui.

FIES

O que é FIES

O Fundo de Financiamento Estudantil (FIES) é um programa do Ministério da Educação (MEC) destinado à concessão de financiamento a estudantes regularmente matriculados em cursos superiores presenciais não gratuitos e com avaliação positiva nos processos conduzidos pelo MEC.

Quem pode solicitar o FIES?

Poderá se inscrever no processo seletivo o candidato que participou do ENEM, a partir da edição de 2010, e tenha obtido média aritmética das notas nas provas igual ou superior a 450 (quatrocentos e cinquenta) pontos e nota superior a 0 (zero) na redação. Para se inscrever na modalidade FIES, é necessário que o candidato possua renda familiar mensal bruta, por pessoa, de até 3 (três) salários mínimos.

Confira os passos para solicitar o financiamento:

  1. Inscrição no FIES

    Preencher a ficha de inscrição on-line, disponível no site do FIES de acordo com o período especificado no Edital SESU.

  2. Classificação

    Os candidatos serão classificados no grupo de preferência para o qual se inscreveram, atendida a prioridade indicada dentre as 3 (três) opções de curso/turno/local de oferta escolhidas, em ordem decrescente e de acordo com as notas obtidas no Enem, observada a seguinte sequência:

    1. Candidatos que não tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
    2. Candidatos que não tenham concluído o ensino superior, mas já tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado;
    3. Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e não tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil;
    4. Candidatos que já tenham concluído o ensino superior e tenham sido beneficiados pelo financiamento estudantil e o tenham quitado.

    Serão pré-selecionados na chamada única os candidatos classificados com base no número de vagas disponíveis no grupo de preferência.

  3. Resultado

    O candidato pode consultar o resultado das modalidades FIES no site. Os candidatos pré-selecionados na chamada única para a modalidade FIES devem complementar suas informações no site, para contratação do financiamento.

  4. Validação das informações

    Após a complementação da inscrição no FIES, o candidato deve:

    • Entrar em contato com o CPSA para agendar a validação das informações em até 5 (cinco) dias, contados a partir do dia subsequente ao da complementação da sua inscrição na modalidade do FIES. Nesse momento, o candidato deverá apresentar os documentos comprobatórios das informações que inseriu na inscrição;
    • Comparecer a um agente financeiro em até 10 (dez) dias, contados a partir do 3º dia útil imediatamente subsequente à data da validação da inscrição pela CPSA, com a documentação exigida e especificada nos normativos vigentes para fins de contratação e, uma vez aprovada pelo agente financeiro, formalizar a contratação do financiamento.

Investimento

Valor da mensalidade para 2022: 12 parcelas de R$ 2.074,00 por ano.

Processo Seletivo

A Graduação em Fisioterapia do Einstein oferece três opções de ingresso: vestibular, ENEM e Acesso Internacional.

Ingresso via Vestibular

O Vestibular para a Graduação em Fisioterapia do Einstein é realizado em fase única, que contempla a avaliação das competências acadêmicas por meio de prova objetiva e questões dissertativas.

Ingresso via ENEM - VESTIBULAR 2023 (ENEM 2022)

Os candidatos que decidirem utilizar a nota do ENEM para o processo seletivo deverão fazer essa opção no ato da inscrição online, no site da VUNESP. A classificação se dará de acordo com desempenho obtido no Enem 2022.

Inscrições

17/02 a 05/03/2023
Período de inscrições no site www.vunesp.com.br. 15 horas de 17 de fevereiro até às 23h59 de 05 de março de 2023

1ª. chamada

17/03/2023
Divulgação dos resultados e da lista de convocados para matrícula a partir das 10 horas.
17 e 20/03/2023
Matrícula

2ª. chamada

23/03/2023
Divulgação da lista de convocados a partir das 10 horas.
23 e 24/03/2023
Matrícula
Confira o Edital VESTIBULAR 2023 (ENEM 2022).

Ingresso via Acesso Internacional (IB/ABITUR)

Os candidatos que decidirem aplicar para o processo seletivo internacional deverão fazer essa opção no ato da inscrição online, no site da VUNESP. A classificação se dará de acordo com o desempenho no IB/ ABITUR. Serão aceitos certificados IB emitidos em maio de 2021, novembro de 2021, maio 22, ou novembro de 2022. Serão aceitos certificados ABITUR emitidos entre novembro de 2021 e dezembro de 2022. Neste caso, os participantes não serão convocados a realizar as provas do Vestibular.

- Unidade

Horário das aulas:

Manhã, das 7h30 às 12h30


Horário dos estágios:

Manhã, das 7h às 12h30


Horário de atendimento da Unidade:

Telefone:

Endereço:

Mais Informações:

Como chegar
Conheça mais sobre a Unidade

Confira a galeria de imagens:

Faça uma visita virtual
por algumas unidades
do Ensino Einstein

Clique aqui

Facilidades

Fale Conosco

Atendimento ao Aluno

Unidade Morato com alunos na porta de entrada.